Sua fonte de notícias

CURSO GRATUITO DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

Vigilância Sanitária promove novo curso de manipulação de alimentos

A Vigilância Sanitária realiza, nesta terça-feira (28/11), mais um curso gratuito para ambulantes, sobre “Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos”. Serão disponibilizadas 50 vagas e os participantes vão aprender a manipular e acomodar corretamente os alimentos que comercializam nas ruas. O objetivo é orientá-los sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados, com a finalidade de diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida.

 

O curso será de uma aula de três horas, ministrada por técnicos da Vigilância Sanitária especialistas na prevenção de riscos sanitários e de doenças transmitidas por alimentos. Ao final, haverá a distribuição de um certificado de participação individual. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 2224-4606 ou pelo e-mail [email protected], com o preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada no site da Vigilância Sanitária.

 

Durante o encontro, serão apresentadas as normas para a higiene e controle de alimentos e como ocorrem as contaminações microbianas, além de outras consequências da manipulação incorreta. Haverá também dicas de cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves e ovos, produtos lácteos, etc) e de conservação e armazenamento.

 

O ambiente de trabalho também será alvo do curso, com regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e controle de insetos e roedores. Além disso, será apresentada aos participantes a legislação com normas higiênico-sanitárias.

 

O encontro começa às 14h e vai até 17h, no auditório do órgão municipa, que fica na Rua do Lavradio, 180, na Lapa. Para aqueles que não puderem participar na próxima terça-feira, haverá outro curso com o mesmo tema no dia 15 de dezembro.

 

 

FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO