AUTORIZAÇÃO DE POSSE DE PROFESSORES DA UEZO É SUSPENSA

No último dia 26 de julho, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro convocação de posse de 17 professores para o quadro da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), porém a chamada foi suspensa após questionamentos da Comissão de Fiscalização do Ministério da Fazenda. A negociação segue em trâmite.

Segundo a pró-reitora da graduação da instituição, Vânia Lúcia Muniz de Pádua,  a posse dos professores é muito importante para que disciplinas que não estão sendo ofertadas no momento possam voltar a grade dos alunos. “Logo após o resultado do concurso já precisamos desses docentes e já existiam processos, comunicações e solicitações visando dar posse, porém não aconteceu. Importante mencionar q esses não são suficientes para completar o quadro autorizado por lei e nunca foi preenchido plenamente. Já tivemos muito mais docentes que isso, considerando os  temporários, tipo de contratação que tem sido impossibilitada pelo Estado hoje. De lá pra cá, vários docentes adjuntos efetivos já pediram demissão porque fizeram concurso para outros locais em decorrência da imensa desvalorização do profissional da Uezo”, explica.

A Uezo é a única universidade pública da Zona Oeste e além da questão dos professores, enfrenta outras dificuldades, como a falta de campus próprio. Atualmente, as atividades da universidade acontecem nas dependências do Instituto de Educação Sarah Kubitschek (IESK).

“Está cada vez mais difícil cumprir o principal papel da Uezo que é contribuir para o Estado, em especial a Zona Oeste, formando alunos na graduação superior com qualidade. A qualidade já fica comprometida com a desvalorização do docente, além do acúmulo de horas de aula, embora 100% tenham doutorado. A falta de oferta de disciplinas pode gerar o caos institucional, além de gerar dúvida e ansiedade no aluno em relação ao oferecimento das matérias necessárias para completar seu curso. Estamos estabelecendo convênios de mobilidade com outras IESs para preencher algumas lacunas, mas isto obviamente não é suficiente. Caso a suspensão da posse se concretize, não saberemos como será o futuro, poderemos até entrar em colapso, considerando que a permanente desvalorização ainda ocasiona a saída de outros que já fazem parte do quadro”, alerta Vânia.

Na próxima segunda-feira (13), a equipe de reportagem da TV Globo estará na universidade para reportagem sobre a situação, a partir das 8h30. O comparecimento e apoio de toda a população no local é muito importante para o atendimento às pautas da Uezo.

Leia também: http://acicg.org.br/2017/09/01/representantes-da-acicg-e-uezo-estiveram-em-brasilia-em-busca-de-solucoes-para-a-universidade/

Imagem: https://goo.gl/images/ndAeQW