Chuva que caiu no DF na noite de quinta pode se repetir nos próximos dias

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.


DF vive momento de transiçăo de temperaturas (foto: Ed Alves/CB/D.A Press
)

Dois dias após a tarde mais quente do ano no Distrito Federal, o tempo voltou a surpreender os brasilienses, que enfrentaram chuvas em pontos isolados na última quinta-feira (13/9). E a previsăo para esta sexta-feira (14/9) é de que o dia continue com mudanças na temperatura, indo de uma mínima de 17ºC para uma máxima de 31ºC, com um calor pela tarde que pode ser interrompido pelos 25% de chance de chuva em algumas regiőes.

Mas essas alteraçőes de temperaturas săo normais, apesar de assustarem aqueles que saíram de casa despreparados. O meteorologista Amilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou: “O que estamos vivendo agora é um momento de transiçăo. Existe uma massa de ar seco sobre a regiăo central do Brasil, causando altas temperaturas e seca, mas ela vai diminuindo quando chega perto da segunda metade do mês de setembro. Ontem isso fez com que aumentasse a umidade, e acabou chovendo em pontos isolados”.

Apesar dessa transiçăo deixar o tempo mais instável, ela pode começar a ser um alívio para quem sofreu com desidrataçăo, lábios rachados e sangramento nasal, tăo comuns na seca de Brasília. A umidade relativa do ar já começa a aumentar, saindo do nível abaixo dos 20%, quando a populaçăo liga ainda mais o alerta. Para esta sexta, ela varia entre 70% e 25%, com um céu parcialmente nublado a períodos de nublado e possibilidade de chuva. 

Final de semana

Aqueles que já estăo fazendo planos para o final de semana no DF precisam estar prevenidos. A previsăo do Inmet é de um sábado e domingo com temperaturas altas, em cerca de 30ºC, mas com possibilidade de chuva. “Serăo dias quentes, mas a umidade năo fica tăo baixa. Devemos ter uma umidade do ar de 80% a 20%, e a chance de chuva deve ficar em torno de 30%”, finalizou Amilton. 

Na noite de quinta, quem passou por Taguatinga se surpreendeu com a chuva. Tanto que a pista molhada causou um acidente entre dois ônibus na regiăo, às 21h, deixando dois feridos e alertando para os cuidados nesse tempo. As vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros em estado estável e encaminhadas ao hospital, sem gravidade.



Fonte: Cidades

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.