Como Adquirir Inteligência Emocional

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Olá!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nossa qualidade de vida é altamente dependente das nossas emoções. Mais até que nossa capacidade financeira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma pessoa financeiramente limitada mas repleta de emoções positivas como alegria, paz e autoconfiança vive melhor que uma pessoa com dinheiro sobrando mas que vive em meio a emoções negativas como tristeza, stress, raiva e medo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Afinal, nossa felicidade e bem-estar é determinada pelo que sentimos. Pelo nível de satisfação e felicidade que alcançamos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por isso, aprender a ter controle das nossas emoções é chave para uma maior qualidade de vida. Ajuda a nos sentirmos melhor. Vivermos melhor com nós mesmos e nos relacionarmos melhor com os outros.

E isso tem nome. Chama-se inteligência emocional. Esse é um termo que popularizado por Daniel Goleman, em seu livro sobre o tema.

Inteligência emocional é a nossa capacidade de entender e gerenciar as emoções existentes em nós e nos nossos relacionamentos.

Imagine um cenário em que alguém agiu de forma incorreta com você.

Isso irritou você e fez com que ficasse com muita raiva. Então você decide ir tirar satisfação com a pessoa. Durante a discussão deixa o sangue subir, se exalta, ofende e por pouco não parte para a agressão física.

Esse é um exemplo de pouca inteligência emocional. Primeiro porque você não conseguiu controlar suas próprias emoções. Deixou que a raiva e irritação tomasse conta de você e até mesmo de suas atitudes.

Em segundo, porque não conseguiu lidar de forma emocionalmente inteligente com a outra pessoa.

A inteligência emocional nas organizações também tem papel de destaque.

Grandes líderes dispõem de uma grande habilidade de controlar suas emoções e manter a calma em situações de tremenda pressão. Pressão por resultados, pressão de clientes, funcionários.

Também são muito hábeis em entender a emoção dos outros e assim conseguir estabelecer melhores relações profissionais. Precisam saber se comunicar, persuadir, dialogar, inspirar e motivar.

Todos atributos ligados a inteligência emocional.

Nas relações pessoais, a inteligência emocional tem papel crítico.

É necessária para você conseguir estabelecer sintonia em relações próximas como esposa, marido, filhos, família e amigos. Sem inteligência emocional essas relações facilmente descambam para briga e desentendimento.

Mas como adquirir inteligência emocional? A boa notícia é que isso é possível. Existem quatro pilares que precisamos trabalhar para desenvolvê-la.

1. Autoconhecimento emocional

É saber o que estamos sentindo e por que estamos sentindo.

Muitas vezes as emoções passam por nós de forma devastadora. Ficamos nos sentindo mal, mas sem sequer nos darmos conta de onde isso vem.

O autoconhecimento emocional é tomar maior consciência das emoções. Algo do tipo: “Isso que estou sentindo é raiva e o motivo de estar me sentindo assim é porque aquela pessoa estava falando coisas erradas a meu respeito. ”

Algumas dicas para você conhecer melhor as suas próprias emoções:

  • Pergunte-se qual o sentimento que está tendo. É frustração, tristeza, angústia…
  • Pergunte-se por que está sentindo isso. O que causou esse sentimento? Talvez seja medo do futuro. Talvez seja porque não consegui algo que queria. O que é exatamente?

2. Controle emocional

O autocontrole emocional diz respeito a nossa habilidade de manter o controle sobre nossas emoções. Não deixar que elas atrapalhem nossa vida. Pelo contrário, nutrir emoções positivas para que possamos viver melhor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por exemplo, conseguir manter o controle quando se está com raiva. Assim evitar de perder a cabeça e fazer alguma besteira que não devia.

Também cultivar otimismo e positividade pra não se deixar derrubar quando você está se sentindo pra baixo e com vontade de desistir de tudo.

Esta habilidade precisa entrar em campo, em especial, quando estamos sendo demasiadamente dramáticos. Achando que o que está acontecendo é muito horrível e a vida vai ser um desastre em função do ocorrido.

Algumas pessoas chegam a ficar deprimidas ou à beira de um ataque de nervos. Isso é péssimo pois coloca você num estado de infelicidade e bloqueia você de produzir e fazer as coisas que precisa para ter uma vida melhor.

Algumas dicas para você aumentar seu controle emocional:

  • Saiba que você tem controle sobre as emoções que sente e pode escolher eliminar as negativas e abrir espaço para as positivas. Utilize a sua consciência e inteligência para isso.
  • Não se deixe afetar pela negatividade de outros. Saiba que você é independente e pode escolher ficar emocionalmente bem. Repita a si mesmo: “Eu tenho controle sobre minhas emoções e vou gerar as emoções que me fazem sentir bem. ”
  • Descarregue as emoções negativas. Uma dica é escrever tudo num papel, depois rasgar e jogar fora. Atividade física também é ótimo para reenergizar. Sair para dar uma caminhada longa e suar um pouco é uma coisa que acalma.

3. Empatia

Empatia é se colocar no lugar do outro pra entender a forma dessa pessoa agir, suas emoções e sentimentos.

Esse é um exercício que contribui em duas grandes frentes. Em primeiro lugar, contribui para melhorar sua habilidade de relacionamento.

Em segundo entender o outro é uma excelente forma de conhecermos melhor a nós mesmos. Isso pois você aprende mais sobre emoções e sentimentos e pode aplicar melhor essa habilidade em si mesmo.

Algumas dicas para você aumentar sua empatia:

  • Pense sobre o motivo pelo qual a pessoa pode estar agindo daquela maneira.
  • Tente imaginar o que ela está sentindo
  • Se tiver liberdade, pergunte para essa pessoa o que ela está pensando e o que está sentindo

4. Habilidade social

É a habilidade de ter melhores relações interpessoais. Criar amigos, bons relacionamentos no trabalho, sintonia nas relações pessoais.

Liderança, gestão de conflitos e trabalho em equipe são outros exemplos de características nesta área.

Algumas dicas para você melhorar sua habilidade social:

  • Encontre pontos de entendimento com as pessoas que está tendo uma relação difícil na família e tente construir sintonia a partir daí
  • Socialize. Tenha contato com pessoas e tente estabelecer uma conexão com elas.
  • Candidate-se para liderar uma iniciativa no trabalho e forme uma equipe que queira trabalhar com você

Inteligência emocional é chave para nossa melhor performance no trabalho e na vida pessoal.

Muitas pessoas têm um sobe e desce de emoções durante o dia. É uma montanha russa emocional. Tristeza, medo, ansiedade, raiva, stress. Existe uma dificuldade imensa de se estabilizar emocionalmente. É importante mudar isso.

Ter inteligência emocional é saber lidar com nossas emoções para o nosso próprio benefício sem deixá-las que atrapalhem nossa vida.

Entender as suas emoções e saber controlá-las é crucial para seguir a vida de forma positiva. Se você deixar suas emoções levarem você para onde querem, pode acabar tendo surpresas desagradáveis.

Controlar a raiva, tolerar o stress, saber viver em paz e em equilíbrio. Todas essas são habilidades que precisamos cultivar e desenvolver.

Quanto mais inteligência emocional você tem, mais você consegue viver bem e em equilíbrio, independentemente das circunstâncias externas por mais difíceis que estejam sendo naquele momento.

Aprenda a tomar conta dos seus sentimentos. Sua vida vai ficar bem melhor.

 

Fonte: EvoluçãoPessoal.com.br

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Send this to a friend