Sua fonte de notícias

DETIDOS POR FURTOS E ROUBO EM BLOCOS!

Guardas municipais detiveram 13 pessoas por furtos e roubo em blocos de carnaval no fim de semana

 Guarda Municipal do Rio fez o registro parcial de seis ocorrências de furto e uma de roubo com oito pessoas detidas e cinco adolescentes apreendidos, nos blocos de carnaval que desfilaram neste final de semana, dias 2, 3 e 4 de fevereiro, em diversos bairros de todas as regiões da cidade. O apoio aos blocos começou no dia 13 de janeiro empregando, até o momento, 2.534 guardas municipais em diversas ações de ordenamento urbano e no controle e fiscalização do trânsito com monitoramento dos pontos de bloqueios definidos pela CET-Rio. A Guarda atuou ainda em ações integradas com diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como as Superintendências Regionais, Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU), Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e a Comlurb, por meio do programa Lixo Zero.
No domingo (4), equipes dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE), Tático Móvel (GTM) e de Guardas Motociclistas (GGM) prenderam quatro homens e recuperaram seis celulares no Bloco da Preta, no Centro do Rio. Em um dos casos, os motociclistas perseguiram e prenderam Wanderlei Ferreira de Oliveira, 21 anos, na Cidade Nova, que ameaçou uma mulher com um caco de vidro de cerca de 40 centímetros e roubou seu celular na Avenida Presidente Vargas, após a passagem do bloco. O acusado foi levado para a Cidade Polícia, onde foi constatado que está foragido do sistema prisional e tem passagens por roubo, furto e tráfico de drogas. As outras ocorrências foram de furto de celular registradas na 4ª e 5ª delegacias de Polícia Civil.
No sábado (3), uma equipe do Grupamento de Operações Especiais (GOE) apreendeu dois adolescentes e um adulto que furtaram o cordão de ouro de um folião no bloco Simpatia é Quase Amor, em Ipanema. Os agentes viram a vítima que apontava para o trio e conseguiram interceptá-los. A ocorrência foi registrada na 14ª DP (Leblon) e os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Pouco tempo depois, os agentes do GOE suspeitaram de um grupo de quatro jovens, que entrou no ônibus da linha 460 (São Cristóvão-Leblon), e os conduziram para a 14ª DP, onde foi constatado que um deles havia mandado de busca e apreensão por assalto.
Na sexta-feira (2), equipe do Grupamento Especial de Praia (GEP) prendeu os camelôs Douglas da Silva Melo e Maurício de Oliveira dos Santos, que furtaram a mochila de um casal de turistas coreano e o celular de outra vítima na Praia de Copacabana, na altura do Copacabana Palace. A ocorrência foi registrada na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista e os pertences das vítimas foram recuperados e devolvidos.
A comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, acompanhou de perto o esquema operacional de ordenamento urbano e de trânsito para os blocos no final de semana.
“Nossa atuação está integrada com todos os órgãos da prefeitura e do governo do estado. Os guardas prestaram auxílio aos foliões, turistas nacionais e estrangeiros e a vítimas de furto, roubo, além de crianças e idosos que se perderam e até em casos de mal súbito. Tivemos muito trabalho com esses grandes blocos do final de semana, mas seguimos com a missão de promover a segurança, acompanhando os blocos até o fim para a liberação das vias”, declarou a inspetora Tatiana.
Além do esquema de blocos, a Guarda Municipal mantém a Operação Verão com equipes do Grupamento Especial de Praia (GEP), que atuam na faixa da areia do Leme ao Pontal. Entre sexta-feira (2) e domingo (4), os guardas fizeram 70 retenções de mercadorias diversas, incluindo facas e churrasqueiras, e descartaram produtos perecíveis, além de descobrirem três depósitos de caipirinhas enterradas. Os guardas orientaram e retiraram 65 cães da areia; coibiram três acampamentos e 24 práticas esportivas em locais e horários proibidos. Os agentes fizeram a identificação de 60 crianças com pulseiras, mas houve registro de quatro perdidas na praia.