Eu não vou para o carnaval para me embriagar’, diz Wilson Witzel, que vai assumir o Sambódromo

.

‘Eu não vou para o carnaval para me embriagar’, diz Wilson Witzel, que vai assumir o Sambódromo

0
74

O governador Wilson Witzel anunciou que o governo do estado vai assumir a administração do Sambódromo para o carnaval 2020, conforme noticiou Ancelmo Gois.

Em entrevista ao telejornal Bom Dia Rio, o governador informou que uma reforma avaliada em R$ 10 milhões será realizada no local para adequá-lo às exigências de segurança do Corpo de Bombeiros. Além disso, Witzel afirmou que planeja criar uma escola e um centro gastronômico na Sapucaí. O objetivo com as novas instalações é intensificar a ocupação da área.

Durante a entrevista, Witzel aproveitou para esclarecer suas idas ao recúo da bateria durante os desfiles das escolas de samba para tomar cravinho, bebida que é distribuída gratuitamente pelos sambistas ao longo das apresentações:

– Quando eu vou lá no cravinho, para tomar a bebida que é cultural deles lá, é só um golinho, né? Não fico lá tomando cachaça não. Eu não vou para o carnaval para me embriagar. Eu vou para o carnaval para prestigiar a cultura do nosso povo.

Tradição da Marquês de Sapucaí, o cravo escarlate é uma bebida à base de 16 raízes feita pela família do sambista Candonga, já falecido, que ajuda componentes de escolas de samba, jornalistas e até políticos a virarem a noite na avenida. A bebida é forte, porque só é servida um ano após as raízes serem misturadas.

Responsáveis pela preparação do drink, os familiares de Candonga garantem que a receita não leva álcool. Entretanto, um teste feito pelo Globo em 2013 com a ajuda de fiscais da Lei Seca que estavam no Sambódromo apontou a presença da substância na bebida, que é servida em pequenas canecas e só pode ser tomada no recúo do Sambódromo.

No carnaval de 2018, as imagens de Witzel no Sambódromo em diversas noites de desfiles foram recorrentes. Em uma delas, capturada na sexta-feira, o governador fez coraçãozinho com as mãos para o público durante a apresentação da Alegria da Zona Sul, agremiação da Série A.

Witzel explicou que conversou com Marcelo Crivella na noite desta terça-feira e que o prefeito concordou com a transferência do controle do Sambódromo para o governo do estado. Segundo ele, a margem de folga dos cofres estaduais é maior do que a verificada na prefeitura, o que justifica a mudança.

– Eu tenho certeza que o carnaval do Rio de Janeiro em 2020 vai ser o melhor carnaval da história do Brasil – disse o governador.

Secretário de governo exonerado

Outro tema comentado pelo governador durante a entrevista foi a exoneração do secretário de governo Gutemberg Fonseca, anunciada nesta terça-feira.

No lugar de Fonseca, assume a vaga Cleiton Rodrigues, que seguirá como atual chefe de gabinete de Witzel e trabalhou com articulação política nas passagens de Cesar Maia pela prefeitura do Rio.

– A nossa secretaria de governo não estava atendendo a nossa expectativa e, em razão disso, eu tomei a decisão de dizer ao secretário Gutemberg que eu iria trocá-lo – disse o governador.