fbpx

Famosa brasileira doa mais de 80 milhões para catedral de Notre-Dame em Paris e gera revolta nos brasileiros

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

As doações de companhias francesas e milionárias para financiar a reconstrução da catedral de Notre-Dame em Paris, parcialmente destruída por um incêndio na noite de segunda-feira, ultrapassaram os 600 milhões de euros (680 milhões de dólares) nesta terça-feira. O curioso é que até uma brasileira fez uma quantia generosa diante dessa tragédia. Trata-se de Lily Safra, uma das donas do Banco Safra. Ela fez uma doação de vinte milhões de euros, valor que convertido em reais chega a quase noventa milhões. Isso tudo enquanto o Museu Nacional, alvo de um incêndio no ano passado, ainda aguarda dividendos para uma reconstrução.

 

 

A empresa francesa de cosméticos, L’Oréal, dará 200 milhões de euros, um valor agregado aos 200 milhões doados pelo grupo LVMH e aos 100 milhões prometidos respectivamente pela família Pinault e pela petrolífera Total.

A família Bernard Arnault, propietária do grupo LVMH, propôs, além da ajuda financeira, colocar a disposição “suas equipes criativas, arquitetônicas e financeiras”.

Martin Bouygues, proprietário do grupo Bouygues, e seu irmão Olivier disseram estar “muito afetados” e farão uma doação”a título pessoal” de dez milhões de euros através de sua holding familiar, SCDM.

A fortuna de Lily Safra é uma das maiores do Brasil. A quantia supera cinco bilhões de reais. A fundação ligada ao banco também já patrocinou assuntos culturais no Brasil.

A socialite é tão rica que foi apelidada pela viúva de Roberto Marinho (dono das Organizações Globo), de ‘Lily Dourada’.

Os brasileiros não gostaram nada que a socialite Lily Safra fez uma doação tão grande para uma catedral em Paris, quando ignorou completamente o incêndio em um dos maiores museus do Brasil. “Que absurdo essa gente rica se mobilizando para desastres fora do país, quando precisamos de tanto aqui no nosso país”, relatou uma. “Isso é revoltante, absurdo, o Brasil precisava só metade desse dinheiro pra melhorar a cultura do nosso país” relatou outra revoltada.

 

Famosos brasileiros se manifestaram sobre o incêndio e lamentaram a tragédia através de suas redes sociais.

A atriz Fernanda Nobre, de Deus Salve o Rei, logo comentou: “Será que não teremos nem uma semana de trégua? Que tempos devastadores”, disparou.

Leona Cavalli também se manifestou: “Notre – Dame em chamas. Símbolo de um tempo. Lembro da sensação de estar revivendo toda uma era quando estive lá. Que estas chamas sirvam como transmutação e que das cinzas haja o renascimento de uma nova história. Não só lá, como aqui, como das cinzas do nosso Museu Nacional, como dos escombros das enchentes do Rio, como dentro do coração de cada um”.

Antonia Morais, que está em Paris ao lado do noivo, Wagner Santisteban, ficou chocada com o tanto de fumaça que cobriu Paris e registrou o momento.

A emissora de TV France 2 informou que a polícia ainda vê o caso como um acidente. “Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (…) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança”, pediu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

 

Comentários
Carregando...