Já acordou com a sensação de que estava caindo? descubra o que aconteceu com seu corpo!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Deve ser um dos momentos mais relaxantes do dia. Você sobe na cama, fica confortável e aconchegante, começa a sentir seu cérebro desacelerar e de repente você experimenta uma sensação de queda chocante.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É como se você tivesse avaliado mal o número de escadas em que você estava descendo, deixando a perna no ar por apenas um pouco mais do que o esperado. Desagradável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa sensação de caída na hora de dormir é o fenômeno conhecido como “empurrão hipnótico” e às vezes pode ser acompanhado por uma alucinação visual. Você pode ter ouvido que é chamado de “início do sono”, “idiota hipnagógico” ou “idiota mioclônico”, mas por uma questão de sanidade, vamos ficar com o primeiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Então o que é?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O empurrão hipnótico ocorre quando os músculos, geralmente nas pernas (embora possam ser observados por todo o corpo), se contraem involuntariamente rapidamente, quase como um contrair ou espasmo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

– Anúncio –

Embora as razões por trás disso não sejam tão bem compreendidas, a perspectiva evolucionária sugere que ela serve a pelo menos duas funções importantes mas inter-relacionadas, a primeira das quais ainda é relevante hoje em dia.

Primeiro, esse súbito despertar nos permite checar nosso ambiente pela última vez, uma oportunidade para garantir que seja realmente seguro dormir, criando uma resposta parecida com a do sobressalto. Você pode ter caído acidentalmente em algum lugar perigoso, afinal.

Outra função evolutiva sugerida é que nos permitiu – ou pelo menos os nossos primeiros ancestrais – verificar a estabilidade da nossa posição corporal antes de irmos dormir, especialmente se começássemos a adormecer em uma árvore. O idiota nos permitiria testar nosso “pé” antes que a inconsciência se estabelecesse.

Gostou deste artigo? compartilhe nas suas redes sociais!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Send this to a friend