fbpx

Monobloco arrasta multidão no último dia de carnaval de rua no Rio

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Em seu 19º desfile, o Monobloco arrastou hoje (10) uma multidão pela Avenida Antônio Carlos, no centro do Rio de Janeiro, no último dia de carnaval de rua na cidade. A concentração começou às 8h e às 9h o trio elétrico começou a se deslocar, animando os foliões.

O bloco desfilou com o tema Homenagem às Mulheres da Música Brasileira – Abram Alas pra Elas. O repertório, tradicionalmente recheado de clássicos da música popular do país, foi incrementado com canções de Ivete Sangalo, Iza, Daniela Mercury, Marisa Monte, Elba Ramalho e Ludmilla, entre outras. Na bateria do bloco, dos 190 ritmistas, 114 eram mulheres.

Também animaram o público dois enredos campeões da Mangueira: o de 2016, sobre a cantora e compositora Maria Bethânia, e o deste ano, História para Ninar Gente Grande, que destacou mulheres da história brasileira como Dandara, Luiza Mahin e Marielle Franco.

Vestido de passista de escola de samba, o pediatra Renis Tales disse que o Monobloco é o melhor bloco do carnaval de rua do Rio. “Ele fecha o carnaval maravilhosamente.”

Depois de desfilar três dias com o Cacique de Ramos, a vendedora Clésia Mercedes foi com a ala Guerreiras do Cacique, formado por cerca de 15 amigas, todas vestidas com a fantasia do Cacique, curtir o último dia do carnaval no Monobloco. Depois do bloco, o programa é pegar uma praia. “Monobloco sempre para fechar, radicionalmente lindo. Mas eu sou Cacique de Ramos, ganhamos o estandarte Donos da Rua este ano, foram três dias de desfile, muito bom, sem nenhuma confusão.”

Veja mais

Homem diz ter achado rato em lata de refrigerante

Veja os 10 inquéritos contra Michel Temer

Clésia considera importante a homenagem que o bloco fez às mulheres. “Maravilhoso, num momento desse, que as mulheres estão sofrendo tanto abuso, as mulheres têm que se impor e mostrar que estamos aqui, unidas, em um bloco só, todas juntas.”

Prefeitura

A prefeitura do Rio informou que montou esquema especial de trânsito, com a Guarda Municipal atuando nos principais blocos do fim de semana, entre eles o Monobloco.

Estão previstos para hoje desfiles de um total de 15 blocos pela cidade, com destaque o Tamo Junto in Folia, em Padre Miguel, às 17h. No centro, o Bonde da Folia sai em Santa Teresa, a partir do meio-dia, e o Boêmios da Lapa anima a Rua Alcindo Guanabara, às 14h. Na Tijuca, o bloco Aí Sim! desfila na Praça Xavier de Brito também às 14h. Às16h , o bloco Tô no Recreio sai na altura do Posto 10 da Avenida Lúcio Costa.

Segundo o balanço da prefeitura, o carnaval no Rio de Janeiro levou 5 milhões de foliões às ruas da cidade até ontem (9). Com os desfiles de hoje, a perspectiva da Riotur é que o total chegue a 7 milhões.

Comentários
Carregando...