fbpx

OPORTUNIDADE!!!! Faetec encerra, neste domingo, inscrições para 18 mil vagas: descubra sua vocação

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) recebe, até hoje, as inscrições para 18 mil vagas em 87 cursos profissionalizantes gratuitos. A oportunidade é ótima para aqueles que buscam colocação rápida no mercado de trabalho. Mas é preciso, antes da inscrição, refletir e identificar sua vocação. Ainda que o cenário econômico esteja difícil, a escolha da formação não deve ser feita de forma aleatória ou levando em conta apenas o mercado.

— O mercado vê bem este tipo de curso, pois dá um conhecimento muito específico, direcionado e com muita prática. O que a pessoa deve atentar é que o curso não substitui a necessidade de uma graduação ou pós na sua área. Mas, pelo contrário, pode dar base para entrar no mercado e aí sim poder bancar o seguimento dos estudos — diz Renato Trindade, gerente da Divisão de Operações da Page Personnel.

Segundo Renato, na hora de escolher o curso que vai iniciá-la no mercado, a pessoa deve, em primeiro lugar, olhar para sua vocação:

— O profissional feliz produz mais. Mas também é preciso estar atento para não se especializar em uma tecnologia que em pouco tempo não estará mais no mercado.

Maura Xerfan, gestora de carreira e consultora de Marketing Digital, sugere:

— Reflita sobre sua personalidade, pense na sua formação escolar e identifique as matérias que mais gostou de cursar. Pesquise sobre a profissão e, se possível, visite universidades. Converse com profissionais da área pretendia e veja se há anúncios de vagas, qual o salário e os pré-requisitos para a vaga — diz.

Há formações nas áreas de Administração, Alimentação, Beleza, Turismo e outras. Teresa Alburque, de 50 anos, já fez quatro cursos na fundação.

Veja mais

AULAS GRATUITAS DE DANÇA DO VENTRE

Oficina gratuita de modelo e manequim

— Eu soube que eram oferecidos cursos da Faetec na Central, através de um grupo de Whatsapp. Queria fazer aulas de mise en place, mas o coordenador me recomendou também o de ajudante de cozinha. Desde que acabei, em junho, já consegui fazer alguns eventos. Não ganhei muito ainda, mas me fez bem. Agora, estou nos cursos de copeira e garçom. Estou desempregada desde 2015 e isso é minha válvula de escape. Mesmo com muita dificuldade e a crise no estado, os professores fazem acontecer — elogia.

Inscreva-se

As inscrições devem ser feitas no site (www.faetec.rj.gov.br). Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF. É preciso ter apenas a idade mínima que varia de 15 a 18 anos, de acordo com cada curso. A escolaridade também difere entre as formações. As vagas serão ocupadas por sorteio.

Dicas para entrar no mercado

Complemente – Agregue cursos à sua formação: aulas de idioma, informática e cursos livres ou de extensão. Os cursos livres ajudam você a ter uma especialização, um diferencial, aquele “a mais” que você pode oferecer em relação aos outros candidatos. Há opções gratuitas, presenciais ou online, além de palestras e feiras de profissões, que podem ser somadas ao currículo e apresentar pessoas do mercado.

Conecte-se – Conte às pessoas o que você tem feito para sua formação ou carreira e deixe elas saberem do seu interesse em trabalhar. O networking gera indicações que funcionam muito bem.

Busque – Procure vagas online em sites, redes sociais e aplicativos que podem ajudar muito na recolocação.

Comentários
Carregando...