Passar horas no celular pode deixar seu cão deprimido, diz estudo

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Apesar de sabermos o quão mal as redes sociais fazem, continuamos passando horas e horas em nossos aparelhos. E não é só os humanos que sofrem com o uso excessivo do celular, mas também nossos animais de estimação.

Leia mais: Cachorros estão sendo abandonados em abrigos por serem “feios para o Instagram”

De acordo com o veterinário Iain Booth, passar muito tempo online faz com que os cães se sintam tristes. “Somos uma nação obcecada por celulares, mas essa dependência está comprometendo a importante relação que temos com nossos pets, especialmente cachorros”.

Ele segue dizendo que isso afeta mais os cães do que os gatos, pois eles olham para seus donos em busca de liderança e tranquilidade. Por serem criaturas sociais, os cães precisam da interação constante com os donos e se notam que eles estão muito tempo no telefone, tendem a se sentir confusos e deprimidos.

“Se ele está na sua frente olhando para você, mas você está ocupado demais olhando problemas irrelevantes de outras pessoas no Faceboook, é um problema”. Alguns cães podem demonstrar tristeza profunda, enquanto outros podem ignorar a atitude do dono e buscar interação com outras pessoas ou animais.

Há também casos em que o cachorro passa a desenvolver agressividade. “A depressão canina é uma coisa muito real. Sinais de alerta a serem observados são a falta de interesse em comida, o cão dormindo mais, eles se esconderão de você ou o evitarão e eles podem começar a lamber ou mastigar excessivamente suas patas para se acalmarem. Há casos em que os cães acabam tomando antidepressivos a vida toda porque seus sintomas são muito graves”.

O conselho de Iain é simples: deixa um pouco o telefone de lado e passe um tempo de qualidade com seu cachorro. E se não tem tempo para dedicar aos animais, então não considere ter um e mantenha-se alienado nas redes sociais.

“Para mim, levar seu telefone com você quando você for passear com seu cachorro é o equivalente a sentar em um restaurante com seu parceiro e verificar o Facebook por uma hora, em vez de falar com ele ou ela”.

 

Comentários
Carregando...
JÁ CURTIU A NOSSA PAGINA?

Send this to a friend