Pearl Jam arrecada R$ 42 milhões para ajudar pessoas em situação de rua

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Pearl Jam foi formado em Seattle em 1990, fazendo parte do movimento grunge, que fez a cidade ganhar fama mundial entre os fãs de rock. A banda não tocava por lá desde 2013, e decidiu retornar em grande estilo: dedicando boa parte da arrecadação de dois shows a entidades locais que enfrentam o problema da falta de moradia.

Eddie Vedder e companhia apresentaram seus sucessos na quarta-feira e sexta-feira da semana passada, e reverteram 11 milhões de dólares (cerca de 42 milhões de reais) a 40 organizações que auxiliam pessoas em situação de rua, vivendo em carros, trailers, barracas ou nas calçadas de Seattle.

Durante o show, Eddie Vedder disse que Seattle não tem por que não resolver a crise de pessoas vivendo em situação de rua. “Quando somos mais lucrativos que nunca, temos como superar esse problema. Podemos fazer isso juntos e precisamos de sua ajuda”, disse.

Publicidade

O vocalista ainda dedicou o hit Evenflow a seu xará, Eddie, que vivia nas ruas no início da década de 90, quando a banda começava a fazer sucesso. Os dois se conheceram em frente ao estúdio onde o Pearl Jam ensaiava, e as conversas com homem inspiraram a composição da música.

Ele me contava histórias sobre aquilo que tinha passado e as atrocidades que tinha visto”, contou Vedder. Depois de viajar para uma tour, ele voltou a Seattle e descobriu que o homem tinha morrido. “A canção foi composta antes que ele morresse, e Eddie nunca chegou a ouvi-la. Nunca soube que era parte dela”, comentou.

A chamada “crise de moradores de rua” de Seattle tem se intensificado nos últimos anos, bem como em várias outras grandes cidades dos EUA. Estima-se que haja cerca de 12500 pessoas vivendo nas ruas ou em abrigos na região, situação que fez com que, em 2016, fosse declarado Estado de Emergência e criado um plano para tentar contornar o problema. Ainda assim, o preço das moradias segue subindo, enquanto o número de pessoas em situação de rua continua aumentando.

Comentários
Carregando...
JÁ CURTIU A NOSSA PAGINA?

Send this to a friend