A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio, montou esquema especial de trânsito para a 22ª Parada do Orgulho LGBT, que acontece neste domingo (19/11), em Copacabana. As alterações de tráfego serão feitas em etapas, começando à meia-noite de sábado (18). As mudanças serão mantidas até o final do evento com a liberação das vias prevista para 23h do domingo. A concentração do público está prevista para 13h. O início do desfile está marcado para 16h, com previsão de término às 20h.
O percurso da caminhada será pela Avenida Atlântica, na pista da área de lazer, a partir do Posto 5, em direção ao Posto 2 (Praça do Lido).
A operação de trânsito contará com agentes da Guarda Municipal e controladores de tráfego da CET-Rio, que orientarão os motoristas, garantirão a fluidez da via e efetuarão os bloqueios necessários. Além disso, painéis de mensagens variáveis darão informações sobre a interdição da Avenida Atlântica e as condições do tráfego nas vias do entorno.
O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área do evento com câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES
A Avenida Atlântica será interditada da seguinte forma:
– Pista junto à praia, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos para a concentração de caminhões ornamentados, a partir das 23h30 de sábado (18), com permissão de acesso apenas aos trios e caminhões que participarão do evento.
– Pista junto às edificações, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Prado Jr., a partir das 15h de domingo (19), com permissão de acesso apenas para moradores.
A área de lazer da Avenida Atlântica, bem como a interdição da pista junto às edificações, serão mantidas até o término do evento, desocupação pelo público e limpeza das pistas, com a liberação ao tráfego de veículos prevista a partir das 23h. Dessa forma, os moradores que necessitem chegar ou sair durante as interdições, deverão seguir as orientações dos agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal.
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO
– Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em ambos os lados da via, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel;
– Rua Bolívar, em ambos os lados da via, entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;
– Rua Figueiredo de Magalhães, lado direito, considerando o sentido de circulação da via, entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;
– Rua Rodolfo Dantas, em ambos os lados da via, inclusive nas baias;
NÃO SERÃO CRIADAS ÁREAS DE ESTACIONAMENTO PARA O EVENTO, PORTANTO NÃO É RECOMENDÁVEL A UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO PARTICULAR.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
Além disso, reboques da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.
COMO CHEGAR
Para acessar a área do evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.
METRÔ – A área do evento é atendida pelas estações Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, devendo ser dada preferência para as duas primeiras.
ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES – Diversas linhas passam pela área do evento, vindo de várias as regiões da cidade.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
– Não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte público coletivo (ônibus ou metrô);
– Respeitar os locais com proibição de estacionamento e atentar para os horários;
– Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios, procurando rotas alternativas para seus trajetos;
– Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais onde há semáforo;
– É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.