Quando sofremos uma lesão ou realizamos uma cirurgia, o que menos queremos é ficar com cicatrizes visíveis.
Além da cicatrização externa (que é o que vemos) ainda devemos nos preocupar com a cicatrização interna, que se refere ao reparo tecidual dentro de nosso organismo.
Para contar com uma ajuda extra durante esse processo, preparamos uma lista com os 5 principais alimentos que podem ajudar na cicatrização, conferindo algumas dicas para a cicatrização após uma cirurgia.
Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final
Alimentos aliados da cicatrização
- Carnes magras
O consumo de carnes magras melhora a cicatrização de todo o organismo, principalmente por sua riqueza em colágeno e aminoácidos que deixam e pele mais firme e bem estruturada.
Dentre as carnes indicadas, encontramos:
- Contrafilé;
- Coxão mole;
- Frango sem pele e osso;
- Filé mignon;
- Músculo;
- E alcatra.
Fique longe de: carne de porco, embutidos, picanha, cupim e carnes vermelhas – que costumam ser cortes mais gordos.
A carne de porco acaba sendo prejudicial pois pode exacerbar a cicatrização e estimular complicações como os temidos queloides. Desta maneira, mantenha a distância por um tempo!
Além das carnes magras, outras proteínas podem ajudar na cicatrização, como:
- Ovos;
- Peixes – só não consuma as versões cruas;
- E os leites e seus derivados.
As proteínas serão essenciais para ajudar na recuperação da ferida.
- Oleaginosas
Além de serem deliciosas, as oleaginosas fazem parte do grupo de gorduras benéficas para o organismo humano.
Capazes de combaterem processos de inflamação, as oleaginosas contribuem com as proteínas da pele – principalmente o colágeno, deixando o tecido mais saudável.
Muitas são ricas em vitamina E, trazendo ainda mais vantagens para a saúde.
Aposte no consumo de:
- Amêndoas;
- Castanhas;
- Pistaches;
E não são só as oleaginosas que podem ser bem-vindas, sementes de girassol também deixam a pele recém-formada mais bonita. Capriche no consumo delas!
- Frutas compostas por vitamina C
As frutas ricas em vitaminas C são verdadeiras aliadas da cicatrização, funcionando como promotoras da produção de colágeno da pele.
O colágeno irá permitir com que a pele se recupere de maneira mais firme e saudável, contribuindo para o aspecto das cicatrizes e os processos internos.
A principal indicação é consumir laranja: seja por sua fruta ou seu delicioso suco.
A laranja soma ainda mais benefícios para o corpo, como: redução de inchaço e potencial antioxidante e anti-inflamatório.
Outras frutas muito boas são: morango, kiwi e abacaxi.
- Abacate
Considerada uma das frutas mais benéficas para a cicatrização, o abacate age contra as colagenases – enzimas que destroem o colágeno da pele.
Assim, ele ajuda todo o processo de cicatrização e previne problemas como os queloides.
A grande vantagem é que a cicatriz fica mais bonita e com menos chances de dar problemas difíceis de serem corrigidos depois.
- Alimentos com vitamina K
Espinafres e brócolis podem ser muito úteis para recuperar uma lesão.
Como são fonte de vitamina K, promovem a coagulação sanguínea e evitam hemorragias que podem prejudicar o processo, sendo altamente bem-vindos para a cicatrização.
Dicas de cuidados com a cicatrização após uma cirurgia
Apesar de muitas pessoas não levarem o período pós-operatório à sério, ele é considerado como fator determinante de sucesso, principalmente quando falamos de procedimentos estéticos.
Já pensou realizar aquela cirurgia plástica dos sonhos e sofrer um problema de cicatrização que gere sequelas? Mesmo que sejam simples queloides, ninguém fica feliz com um resultado desagradável – por menor que ele seja.
Por isso, para evitar problemas com a cicatrização, é primordial seguir algumas dicas valiosas:
- Evite comer alimentos com muito sódio e gordura
Dentre os principais cuidados após a cirurgia, encontramos a preocupação em manter o corpo livre do inchaço.
Para isso, deixe de lado os salgadinhos, congelados e produtos industrializados.
Aqueles que são ricos em gorduras também podem ser um tanto quanto prejudiciais, sobretudo os fast foods e acompanhamentos ricos em gordura trans.
Como tais alimentos potencializam a retenção de líquidos, o inchaço corporal prejudica ainda mais a cicatrização – e a estética também. Portanto, evite-os!
- Deixe de lado os frutos do mar
Você já ouviu falar que não é recomendado comer frutos do mar após uma cirurgia?
Pelo período de um mês, deixe-os de lado.
Os crustáceos e outros peixes podem gerar processos inflamatórios graves, liberando substâncias como a quitosana.
Assim, a cicatrização pode ser atrapalhada, comprometendo também a sua saúde – principalmente por conta da inflamação.
- Fique de olho nas especiarias
Muitas especiarias podem ser prejudiciais quando estamos nos recuperando de uma cirurgia – e a pimenta é considerada uma delas.
É melhor abandonar o seu consumo por um tempo, pois sua composição rica em capsaicina pode acabar com o sucesso da cicatrização, sendo agressiva para a pele.
- Siga as orientações médicas
Além de cuidar de toda a alimentação, é importante seguir todas as recomendações médicas – principalmente com relação ao repouso e cuidados tópicos com a cicatriz.
Dentre os cuidados tópicos, não esqueça de seguir com todos os curativos, limpezas e uso de produtos recomendados pelo médico.
O repouso pelo tempo necessário também será de vital importância para o processo de cicatrização, evitando esforços que podem comprometer a estrutura que está se revitalizando.
Dependendo do tipo de cirurgia e do local de realização, a atenção deve ser redobrada, pois o risco de complicações com as cicatrizes pode ser maior – como cicatrizes hipertróficas, queloides, cicatrizes alargadas, atróficas e discrômicas.
Assim, converse bem com seu médico, entenda os processos e não esqueça que todo cuidado é bem-vindo!
Considerações finais
Para garantir uma correta cicatrização e reparo tecidual após uma lesão ou cirurgia, nada melhor do que contar com a ajuda natural da alimentação para evitar problemas, não é mesmo?
Não se esqueça de manter os cuidados em dia, evitar frutos do mar, tomar muita água, seguir as orientações do médico e cuidar ao máximo para que as complicações não surjam.