Além dos cariocas, abençoados por natureza, turistas de todo o mundo procuram as praias do Rio de Janeiro. A Praia de Copacabana, por exemplo, recebe anualmente a maior queima de fogos do planeta e milhões de turistas durante todo o ano. Mas existem outras praias tão bacanas quanto ela, como suas vizinhas Leme e Arpoador, entre tantas que vão além da Zona Sul.
Diante disso, e para você explorar o melhor da Cidade Maravilhosa, o Guia da Semana selecionou 7 praias do Rio de Janeiro que você precisa dar um mergulho. Confira:
-
Foto: Shutterstock
Praia do Meio
A Praia do Meio é uma das praias selvagens (e a maior delas) que forma a Barra de Guaratiba. Para chegar até ela, é preciso certo esforço: saindo da Praia do Perigoso e voltando à trilha principal, a 500 metros fica localizada a Praia do Meio. Com uma faixa de areia de 350 metros, ela é muito procurada por surfistas. Nessa etapa, um pouco mais alto que a Pedra da Tartaruga, fica a famosa Pedra do Telégrafo, que rende belas fotos.
-
Foto: Shutterstock
Praia Vermelha
Localizada no bairro da Urca, a Praia Vermelha é cercada de cartões postais. O mar calmo é envolvido pelo Morro da Babilônia e o Morro da Urca, com uma vista para o bondinho e fortes militares.
Foto: Shutterstock
Prainha
Muito frequentada por surfistas, fica dentro de uma área de preservação ambiental e tem uma faixa de areia relativamente pequena, por isso o nome. O Parque Municipal Ecológico da Prainha tem uma porção de trilhas para caminhada e a praia fica entre o Maciço da Pedra Branca e o Atlântico. Tem alguns quiosques, onde dá para comer e beber bons drinks.
Foto: Shutterstock
Grumari
Uma das mais bonitas praias do Rio, Grumari fica próxima à Prainha e mantém as características de praia selvagem, com muito verde e rochas. Também é frequentada por surfistas, como sua vizinha, e tem uma faixa de areia de cerca de 2,5km. A dica é chegar bem cedo para conseguir estacionar – aos fins de semana, ela fica bem cheia depois das 9h. No canto esquerdo, fica Abricó, a praia de nudismo trilingues. O Surfbus tem quatro horários de saída do Largo do Machado em direção à Prainha, e quatro horários no sentido inverso (última saída da Prainha é às 17h30).
Foto: Shutterstock
Praia do Leme
Entre o Morro do Leme e a Praia de Copacabana, fica a bonita Praia do Leme, menos movimentada que sua vizinha. O acesso mais fácil a ela é pelo metrô, descendo na estação Cardeal Arcoverde.
Foto: Shutterstock
Praia da Reserva
Localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, essa praia foi batizada assim por estar ao longo da Reserva de Marapendi. É um pouco mais reservada, em uma área de proteção ambiental, em meio à vegetação de restinga e mangue.
Foto: Shutterstock
Praia do Arpoador
Uma das mais movimentadas praias do Rio, o Arpoador tem uma pedra de mesmo nome, de onde muita gente assiste ao famoso pôr-do-sol. Localizada em Ipanema, a praia é de fácil acesso, pelo metrô na estação General Osório e diversas linhas de ônibus.
FONTE: GUIA DA SEMANA