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7 práticas que prejudicam o funcionamento do cérebro; o 7º traz consequências terríveis

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O cérebro é considerado o órgão mais complexo do ser humano, sendo responsável por controlar a maior parte das funções do corpo e da mente. Ações simples como respirar, andar, pensar, entre outras coisas, são realizadas porque passam pelo controle do cérebro.

No entanto, para ter um cérebro que funcione de maneira saudável, é necessário deixar de lado alguns hábitos prejudiciais. De acordo com o neurologista Sidney Gomes, algumas práticas rotineiras podem ser danosos ao funcionamento do cérebro, principalmente ser forem repetidas com regularidade.

Por isso, manter ter um estilo de vida saudável auxilia na preservação das atividades cerebrais e evitando doenças. Mas, mesmo com todos os cuidados é recomendável ter um acompanhamento médico para descartar qualquer tipo de alteração. E caso seja encontrado algum problema, o profissional vai poder indicar o tratamento mais indicado.

Segundo o especialista, esses são os sete hábitos mais prejudiciais ao desempenho cerebral.

Privação de sono

Ter uma noite tranquila é importante para manter a saúde do cérebro. Não dormir o suficiente pode causar alteração no processo cognitivo impactando de forma negativa a concentração. O indicado é dormir aproximadamente 7 a 8 horas por noite, porém deve ser respeitado o reloginho biológico de cada pessoa.

Consumo de alimentos calóricos

Alimentos ricos em calorias acabam acelerando o envelhecimento cerebral, o que deixa o órgão vulnerável à degeneração. Manter uma dieta saudável e praticar atividade física com regularidade é importante para o bom funcionamento do corpo em geral.

Não se alimentar no período da manhã

Algumas pessoas não gostam de tomar café da manhã, mas esse é um hábito que prejudicial. Muitas horas sem se alimentar faz com que o nível de açúcar do corpo caia, o que atrapalha o fornecimento de energia ao cérebro.

Excesso de açúcar

O abuso de açúcar faz com que haja uma redução na capacidade cerebral na produção de uma substância que ajuda no aprendizado e formação de memórias novas. Além disso, essa substância ajuda no combate a depressão e a demência.

Consumir pouca água

Beber água em pouca quantidade pode ser prejudicial a capacidade de raciocinar, além de provocar dor de cabeça.

Falta de exercícios para o cérebro

É importante estimular o órgão, pois a falta de exercícios cerebrais pode provocar grandes prejuízos. Ler é um bom hábito que auxilia no desenvolvimento de habilidades que estimulam o bom funcionamento do cérebro.

Fumar

Fumar causa alteração no fluxo sanguíneo, aumentando as chances de que a pessoa tenha um AVC – Acidente Vascular Cerebral. Além de provocar dilatação nos vasos e aumentando a pressão arterial.

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