7 práticas que prejudicam o funcionamento do cérebro; o 7º traz consequências terríveis

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O cérebro é considerado o órgão mais complexo do ser humano, sendo responsável por controlar a maior parte das funções do corpo e da mente. Ações simples como respirar, andar, pensar, entre outras coisas, são realizadas porque passam pelo controle do cérebro.

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No entanto, para ter um cérebro que funcione de maneira saudável, é necessário deixar de lado alguns hábitos prejudiciais. De acordo com o neurologista Sidney Gomes, algumas práticas rotineiras podem ser danosos ao funcionamento do cérebro, principalmente ser forem repetidas com regularidade.

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Por isso, manter ter um estilo de vida saudável auxilia na preservação das atividades cerebrais e evitando doenças. Mas, mesmo com todos os cuidados é recomendável ter um acompanhamento médico para descartar qualquer tipo de alteração. E caso seja encontrado algum problema, o profissional vai poder indicar o tratamento mais indicado.

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Segundo o especialista, esses são os sete hábitos mais prejudiciais ao desempenho cerebral.

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Privação de sono

Ter uma noite tranquila é importante para manter a saúde do cérebro. Não dormir o suficiente pode causar alteração no processo cognitivo impactando de forma negativa a concentração. O indicado é dormir aproximadamente 7 a 8 horas por noite, porém deve ser respeitado o reloginho biológico de cada pessoa.

Consumo de alimentos calóricos

Alimentos ricos em calorias acabam acelerando o envelhecimento cerebral, o que deixa o órgão vulnerável à degeneração. Manter uma dieta saudável e praticar atividade física com regularidade é importante para o bom funcionamento do corpo em geral.

Não se alimentar no período da manhã

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Algumas pessoas não gostam de tomar café da manhã, mas esse é um hábito que prejudicial. Muitas horas sem se alimentar faz com que o nível de açúcar do corpo caia, o que atrapalha o fornecimento de energia ao cérebro.

Excesso de açúcar

O abuso de açúcar faz com que haja uma redução na capacidade cerebral na produção de uma substância que ajuda no aprendizado e formação de memórias novas. Além disso, essa substância ajuda no combate a depressão e a demência.

Consumir pouca água

Beber água em pouca quantidade pode ser prejudicial a capacidade de raciocinar, além de provocar dor de cabeça.

Falta de exercícios para o cérebro

É importante estimular o órgão, pois a falta de exercícios cerebrais pode provocar grandes prejuízos. Ler é um bom hábito que auxilia no desenvolvimento de habilidades que estimulam o bom funcionamento do cérebro.

Fumar

Fumar causa alteração no fluxo sanguíneo, aumentando as chances de que a pessoa tenha um AVC – Acidente Vascular Cerebral. Além de provocar dilatação nos vasos e aumentando a pressão arterial.

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