A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, com a queda dos indicadores das curvas e a diminuição da demanda no atendimento para Covid-19 nas portas de entrada da rede municipal de saúde, 200 leitos de enfermaria serão desmobilizados no Hospital de Campanha do Riocentro. Leitos de UTI, no entanto, continuarão em completo funcionamento para atender os pacientes.
Com esta medida – que segue o planejamento feito pela Prefeitura para enfrentamento da pandemia – a rede municipal passa a contar com 937 leitos para Covid-19. Deste total, 251 são leitos de UTI. O número de leitos especializados na rede permanece maior do que a demanda por internações para tratamento da doença.
A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – no município é de 66%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 35%.
Nas unidades da rede municipal, há 477 pacientes internados. Deste total, 212 estão em UTIs.
A rede SUS na capital tem 979 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 447 em leitos de UTI.
Não há fila de espera, pois há leitos para todos os pacientes inseridos no sistema de regulação.
Em toda a rede SUS da Região Metropolitana 1 – que engloba a capital e municípios da Baixada Fluminense – 36 pessoas estão em processo de transferência para leitos de Covid-19. Deste total, 24 são para UTI.