Entre o vasto arquivo de documentos e vídeos de Osama bin Laden divulgados nesta quarta-feira (1º) pela CIA, está um vídeo caseiro com imagens de Hamza bin Laden, seu filho mais velho e escolhido para dar sequência ao legado do pai no comando da Al Qaeda, em seu casamento.
O vídeo é considerado inédito por mostrar, pela primeira vez, o filho de Bin Laden já adulto. Atualmente Hamza tem 28 anos.
Veja as imagens:
O vídeo foi obtido pelas Forças Especiais dos EUA em 1º de maio de 2011 durante a operação de captura do terrorista, que acabaria sendo morto em seu esconderijo em Abbottabad, no Paquistão.
‘Príncipe-herdeiro da Jihad’
Décimo-quinto dos 20 filhos de Osama e filho da terceira mulher do líder da rede, Hamza foi, desde a infância, preparado para seguir os passos do pai. Acompanhando-o Afeganistão, antes do 11 de Setembro, aprendeu a manejar armas.
Inicialmente, Saad bin Laden era o herdeiro do pai no comando da organização terrorista, mas ele acabou morto em um ataque por drones no Paquistão. Dessa forma, Hamza, 10 anos mais jovem que o primogênito de Osama, foi nomeado para a função, recebendo da imprensa mundial o apelido de ‘príncipe-herdeiro da Jihad’.
Na véspera dos atentados contra as Torres do World Trade Center e contra o Pentágono, Hamza foi separado do pai, o qual não voltou a rever, e levado junto com mulheres e crianças do clã para Jalalabad e depois para o Irã. Lá, ficou durante anos em uma residência vigiada.
Segundo autoridades e analistas, Hamza prepara-se para assumir a liderança e tentar unir sob seu nome os “jihadistas” do mundo inteiro. O enfraquecimento militar do grupo Estado Islâmico (EI) seria sua janela de oportunidade.
FONTE: G1