CRIVELLA VAI DEMARCAR FAIXA DE AREIA DAS PRAIAS DO RIO E RESERVA SERÁ POR APLICATIVO
Cerca de dez dias após liberar o banho de mar no Rio, mas mantendo vetada a ocupação das areias, o prefeito Marcelo Crivella promete novidades para os banhistas nos próximos dias. A liberação de permanência nas praia, ainda sem data, deve acontecer por meio de demarcação da areia e reserva via aplicativo de celular. Crivella afirmou ainda que os detalhes sobre como funcionará o escalonamento serão divulgados ainda esta semana.
A nova ação foi anunciada nesta segunda-feira, dia 10, durante a cerimônia de apresentação da equipe médica que será enviada a Beirute, capital do Líbano, onde pelo menos 158 pessoas morreram e 300 mil ficaram desabrigadas depois de uma explosão no porto.
— As pessoas vão poder ocupar essas demarcações pelo horário que chegarem e também reservando no aplicativo. A ideia é que assim a gente consiga organizar melhor o que hoje não está bom — explicou o prefeito.
— Essa semana nós vamos fazer a organização das praias para que as pessoas mantenham o afastamento na areia, e o que a gente pode fazer é o apelo que sempre fazemos. Não podemos aglomerar. Peço que quem está indo a praia para tomar banho que não aglomerem nas areias — afirmou.
No dia 31 de julho, Crivella anunciou a entrada da cidade na quinta e penúltima fase da flexibilização das medidas de isolamento social, e antecipou a liberação do banho de mar nas praias. No entanto, ainda não tinha permitido a permanência na areia da orla. Apesar de a curtição na areia estar proibida, porém, o município também anunciou a volta dos ambulantes de praia: que podem vender seus produtos — que não podem ser bebidas alcoolicas e alimentos não industrializados — entre 7h da manhã e 18h.
Praias cheias:Banho de sol e queijo coalho ainda estão proibidos no Rio, mas cariocas não respeitam
Há um mês, o prefeito chegou a dizer que só iria liberar o acesso às praias quando tivesse uma vacina. Mas ele mudou de ideia.
— A tendência é manter a proibição até que tenhamos uma vacina. A vacina está sendo testada e pode ser produzida na Fiocruz. Se a gente libera a praia e faz sol no fim de semana, a areia pode ficar lotada do Leme ao Pontal. Os índices de contaminação estão caindo. Não podemos pôr isso em risco. A medida valerá também para outros locais sem máscara — disse o prefeito.