O pesquisador Fábio Tadeu Alcântara Guimarães, natural de João Pessoa (PE), morreu neste sábado (8), aos 47 anos, depois de ter sido infectado pelo coronavírus.
Fábio era diretor de tecnologia da empresa Novetech e colaborador do Consórcio Nordeste, onde desenvolveu o aplicativo “Monitora Covid-19“. A ferramenta foi criada para monitorar e ajudar os pacientes que apresentarem sintomas do vírus, colocando profissionais da saúde em contato com os usuários, por meio ligações telefônicas ou troca de mensagens.
O app funciona como triagem para classificação do risco da doença e o atendimento online orienta a pessoa para o próximo passo, depois do estudo de caso, para isolamento em casa ou procura de serviço médico em hospitais.
Fábio estava internado em um hospital particular em sua cidade natal e não resistiu à complicações em seu quadro. Em entrevista ao G1, o diretor técnico comercial da Novetech lamentou a morte do colega: “Era uma pessoa alegre de um coração enorme, sempre tratou seus funcionários com respeito. Trabalhou incansavelmente no combate ao Covid-19 sempre na linha de frente”.



