Os deputados estaduais estão fazendo uma campanha contra a permanência do governado afastado Wilson Witzel na Palácio Laranjeiras. Nesta quinta-feira, alguns parlamentares postaram em suas redes sociais uma imagem com montagem de Witzel e do prédio histórico com a frase “saia do Palácio Laranjeiras”. No início desta tarde, o deputado Luiz Paulo (sem partido) publicou a imagem pedindo a saída de Witzel do Palácio em sua página do Facebook. A publicação foi acompanhada pelo texto:
“Não é justo que o cidadão fluminense, duramente atingido por tantos casos de corrupção e má gestão dos recursos públicos em pleno período de pandemia, siga pagando essa conta. Embora a legislação não obrigue que o governador afastado Wilson Witzel deixe o Palácio Laranjeiras, enquanto o julgamento do seu impeachment não é finalizado, seria justo com a população que o mesmo recolhesse seus pertences pessoais e aguardasse o desfecho do processo em sua residência”, afirmou Luiz Paulo.
O deputado Renan Ferreirinha (PSB) também usou as redes sociais para criticar a postura do governador. Em seu perfil no Twitter, o parlamentar questionou o motivo pelo qual o governador afastado continua a morar no Palácio Laranjeiras uma vez que não está atuando na função. Ele ainda cita que Witzel disse, em campanha, que não moraria na residência oficial.
Witzel está afastado do cargo de governador e desde o dia 28 de agosto não vem trabalhando efetivamente para o estado. Sendo assim, por que ele ainda está no Palácio Laranjeiras? É justo que, enquanto Witzel se esbalda na mordomia, o cidadão fluminense pague a conta? pic.twitter.com/Mj3lYKwgjT
— Renan Ferreirinha (@ferreirinharj) October 8, 2020
O deputado salientou que pelo fato de Witzel estar afastado do cargo, não deveria seguir morando no local. Ferreirinha disse que a ação, que foi coordenada entre os parlamentares, demonstra que os membros da Casa têm este pensamento em comum:
— Desde o voto que fizemos para afastar o governador através do Legislativo, já ficou claro que havia um consenso de que o governador afastado não deveria continuar no Palácio Laranjeiras. Porque ele não está efetivamente trabalhando para o estado do Rio de Janeiro. então não faz sentido que ele continue se esbaldando na mordomia do palácio e o cidadão fluminense pague essa conta — afirmou.
O deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos) entrou na campanha publicando somente a imagem, usada em comum por quem aderiu, em sua página oficial no Facebook. O parlamentar faz coro sobre a volta de Witzel para o Grajaú, na Zona Norte do Rio:
— É uma vergonha que um governador, duplamente afastado, continue morando com toda sua família no Palácio Laranjeiras. O povo não pode sofrer mais um deboche desse. Witzel tem que voltar para sua residência no Grajaú — disse Capitão Paulo Teixeira.
Por meio de nota, o governador afastado afirmou sobre o caso:
“Por questões de segurança, o governador afastado e sua família estão autorizados a continuar morando no Palácio das Laranjeiras.”
Projeto para centro cultural
Nesta semana, foi protocolado na Alerj um requerimento para votação em urgência de um projeto de lei que transformaria a residência oficial do governador do estado em um centro cultural. Nele, fica proibida a permanência do Palácio Laranjeiras como residência oficial. Para a mudança, a gestão passaria para a Secretaria estadual de Cultura.
O projeto de lei, de autoria do deputado Anderson Moraes (PSL) — que também aderiu à campanha nesta tarde —, já conta com 25 assinaturas dos parlamentares. A proposta foi apresentada pela primeira vez em junho, quando surgiram as primeiras denúncias de desvios na Saúde durante a pandemia de Covid-19.
— Já consegui as 25 assinaturas dos meus colegas para que o projeto que destina o Palácio Laranjeiras para fins culturais seja votado com urgência. E a campanha nas redes sociais é mais um sinal de que ninguém concorda que um governador afastado continue morando num patrimônio público, ainda por cima mostrando que vive cheio de regalias às custas do contribuinte — afirmou Anderson Moraes.