O Município do Rio entrou em estágio de atenção às 10h45 deste sábado (2) por causa de temporais. É o terceiro grau em uma escala de cinco níveis, que serve para orientar a população e os serviços públicos.
Sirenes foram acionadas na Rocinha e Chácara do Céu, em São Conrado, e Barão, na Praça Seca.
Às 10h, chovia forte na Zona Sul do Rio. Em 15 minutos, caíram 15 milímetros de água no Jardim Botânico, alagando ruas, como a Pacheco Leão.
O prefeito Eduardo Paes foi ao Centro de Operações Rio acompanhar os efeitos da chuva. “Nossa preocupação é ter o time atento, Secretaria de Conservação, Comlurb, todo mundo mobilizado, para dar as respostas o mais rápido possível”, disse.
Há alerta de mais temporais para todo o RJ para o sábado. A Climatempo destacou que ao longo do dia estão previstas mais pancadas intensas e que o tempo permanecerá chuvoso pelo menos até quarta-feira (6).
Estão previstos pelo menos 80 mm de chuva em média na Região Metropolitana. Isso é praticamente metade da média de chuva para todo o mês de janeiro.
O excesso de nebulosidade também vai fazer com que a temperatura fique mais baixa para os padrões do verão: a máxima não deve passar dos 27 graus, e de noite os termômetros marcarão 20°.
No domingo (3), ainda pode chover bastante no RJ, sobretudo nas áreas mais ao centro-norte do estado.