A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) interrompeu três eventos irregulares entre a noite de sexta-feira, dia 30 de abril, e a madrugada deste sábado, dia 1º de maio, na Zona Oeste da cidade. No início de noite, Seop recebeu denúncia de um evento clandestino de carros, na Praça do Posto 12, no Recreio dos Bandeirantes. A aglomeração contava com cerca de 150 veículos e aproximadamente 200 pessoas. Diversos carros foram multados por estacionamento irregular. Todo o local foi evacuado imediatamente após a chegada da fiscalização.
Posteriormente, através de uma nova denúncia de aglomeração, a fiscalização chegou a uma whiskeria na Rua Lucaia, Taquara. Cerca de 150 pessoas estavam no local, o responsável pelo estabelecimento foi multado e a casa interditada pela Vigilância Sanitária.
Em seguida, o comboio seguiu para a Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, em solicitação para impedir uma festa rave clandestina que foi mapeada pelo setor de inteligência. O evento ainda estava sendo iniciado e contava com cerca de 80 pessoas no momento da chegada da equipe, mas tinha estrutura para receber 1.500 clientes, além de contar com DJ e música ao vivo. A festa foi encerrada e o responsável autuado por aglomeração. Os agentes permaneceram até a desmobilização completa.
A realização de eventos de qualquer natureza, festas, rodas de samba, em áreas públicas e particulares; bem como o funcionamento de boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo seguem proibidas na cidade.
Entre a sexta-feira e a madrugada deste sábado, a Prefeitura do Rio registrou 1.516 autuações – entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Ao todo, os fiscais multaram 91 bares, restaurantes e ambulantes e fecharam 14 estabelecimentos flagrados descumprindo o decreto.
Em sete dias de fiscalização do novo decreto, já foram registradas 8.951 autuações, com 478 multas aplicadas a bares, restaurantes e ambulantes e 83 estabelecimentos por desrespeitarem as medidas previstas em decreto municipal.
Os comboios de fiscalização formados por agentes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, atuaram em diversos pontos da cidade para coibir aglomerações, verificar o horário correto de fechamento de estabelecimentos e a capacidade máxima de pessoas estabelecida pela legislação, além de atender denúncias de festas e eventos clandestinos. Em outra frente de fiscalização, as forças-tarefa da Guarda Municipal realizaram rondas em todas as regiões da cidade e checaram denúncias enviadas por cidadãos via Central 1746 da Prefeitura do Rio.