Em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a MultiRio vai exibir, na segunda-feira (20), duas novas produções que trazem abordagens diversas sobre afrodescendência, cultura africana, presença no mercado de trabalho e a população negra no Brasil e no mundo.
O especial Negra Luz exibe uma roda de conversa gravada no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola; no comando do papo, a cantora Nilze Carvalho e a atriz e professora da Secretaria Municipal de Educação (SME) Vilma Melo, que este ano ganhou o Prêmio Shell de Melhor Atriz por sua participação no musical Chica da Silva. Completam a roda, ainda, a arte-educadora Carolina Pires, graduada em Direito e doutoranda em Sociologia e Direito; os professores da SME Gustavo Pinto, graduado em História e Pedagogia, e Jaime Pacheco, graduado em História e mestre em Educação; e a historiadora Wania Sant’anna, pesquisadora de relações de gênero e étnico-raciais. O especial vai ao ar, às 20h, na TV.
Já a série África Diversa vai ao ar às 14h, e mostra diversos aspectos do continente africano na atualidade, por meio de minidocumentários sobre artes, política, meio ambiente, esportes e outros, em programas de cerca de 10 minutos e com apresentação do ator Carlos Maia. Na estreia, o assunto é cultura. As produções são exibidas no canal MultiRio (26 da NET).
Serviço
Especial Negra Luz
Segunda, às 20h, no canal MultiRio (26 da Net)
Série África Diversa
Segunda, às 14h, no canal MultiRio
Fonte: site da Prefeitura do Rio de Janeiro