O número de pessoas com plano de saúde aumentou entre setembro e outubro, mas segue menor que no ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Em outubro, 47,4 millhões pessoas eram beneficiárias de planos de saúde, um aumento de 0,17% na comparação com o mês imediatamente anterior, mas um recuo de 0,97% em relação a 2016.
Entre as pessoas que possuíam plano de saúde em outubro, 31,6 milhões eram beneficiárias de um plano empresarial, o que representa 66,7% do total. Outras 9,2 milhões tinham planos individuais, o que representa 19,4% do total.
Ao longo da crise econômica, que aumentou o desemprego do país, o número de beneficiários de planos de saúde caiu. Em março deste ano, foi a registra a primeira alta mensal após 19 quedas consecutivas. Desde então, o indicador vem oscilando, com leves reduções e aumento no quadro de beneficiários.
A pesquisa também mostra que, enquanto a quantidade de beneficiários de planos de saúde empresariais aumentou 0,36% entre setembro e outubro (apesar de ainda registrar queda de 0,41% sobre o ano passado), o número de pessoas com planos individuais caiu 0,15% no mesmo mês.
Fonte: G1