A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) homenageia, nesta quinta-feira (14/12), a partir das 10h, agentes que se destacaram em 2017 com o reconhecimento “Excelência Operacional”. Entre os serviços de atendimento ao cidadão que se destacaram, estão casos em que os guardas agiram em partos, salvamentos e diversos tipos de auxílio a vítimas de furtos, assaltos, acidentes de trânsito, entre outras ocorrências registradas durante o ano.
A homenagem foi criada pela portaria nº 160, de 17 de agosto de 2017, para promover a valorização dos servidores e também estimular boas práticas e motivar o efetivo a agir com mais eficiência na prestação de serviços aos cidadãos e à cidade. A escolha das ocorrências foi feita pelos membros da Inspetoria Geral e da Diretoria de Operações, que coordena e controla todas as atividades operacionais das inspetorias, unidades de ordem pública e grupamentos especiais, e levou em consideração características como técnica e perícia, organização, presteza e coragem durante o cumprimento de missões ou em ocorrências.
– A Guarda Municipal está cada vez mais inserida no dia a dia dos cidadãos e vem também colaborando efetivamente com a segurança pública na nossa cidade e sempre exigimos o melhor desempenho dos guardas no trato com os cidadãos e na proatividade diante das ocorrências. Por isso, precisamos valorizar o empenho e a dedicação daqueles que não estão medindo esforços para cumprir o seu dever – destaca a comandante da instituição, inspetora geral Tatiana Mendes.
Serviço de relevância na cidade
Além das ações de rotina de fiscalização e de ordenamento urbano, a Guarda Municipal do Rio vem executando diversos programas com foco na segurança e na vigilância ostensiva ao longo deste ano com a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). As ações vão desde a parceria inédita com a Polícia Militar, com rádios de comunicação operando mesma frequência, até medidas que envolvem tecnologia e outros recursos, como a criação do Núcleo de Videopatrulhamento que acompanha, em tempo real, flagrantes de pequenos delitos a partir das imagens das câmeras do Centro de Operações Rio (COR), agilizando prisões e o atendimento a vítimas de roubos e furtos.
Outro destaque foi a implantação do Programa de Motopatrulhamento, com a recriação do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM), que realiza rondas preventivas e ostensivas em diversos bairros das zonas Sul, Norte e Oeste da cidade, a partir da identificação de manchas criminais de pequenos delitos.
No início deste mês, a Prefeitura do Rio lançou ainda o programa Rio + Seguro, que associa planejamento, inteligência, tecnologia e integração entre os órgãos municipais com as forças de Segurança do Estado na prevenção à desordem urbana e à criminalidade. Os bairros de Copacabana e Leme foram os primeiros beneficiados pelo projeto-piloto, que no futuro será ampliado para outras regiões da cidade.
Essas iniciativas só foram possíveis devido ao engajamento e empenho dos guardas municipais que estão inseridos em cada projeto.
FONTE: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO