Que a Guarda Municipal do Rio está sempre a postos para auxiliar a população, todo mundo sabe. Seja no ordenamento urbano, patrulhamento ou orientação a quem visita a cidade. Mas o carioca também pode fazer a sua parte para tornar o Rio um local mais seguro e agradável para todos: seguir as orientações dos agentes. Faltando poucas semanas para as festas de Réveillon, a GM-Rio tem algumas dicas, especialmente para aqueles que festejarão a chegada de 2018 nas praias.
Fogos de artifício na areia:
O Código de Posturas Municipais proíbe a utilização de fogos de artifício por indivíduos isolados. Somente instituições podem fazer uso, com a devida autorização da Prefeitura do Rio. Também existem órgãos estaduais que trazem regras para o uso de fogos de artifício e que devem autorizar o uso por parte das instituições.
O ideal é que as pessoas curtam os fogos que fazem parte das programações das festas de Réveillon autorizadas na cidade. Além de serem espetáculos belíssimos, as pessoas correm menos riscos de sofrerem acidentes, devido aos cuidados com a segurança e também a manipulação desses objetos por profissionais habilitados.
Nas praias, caso os guardas flagrem o uso indevido de fogos, além de orientar, os agentes poderão apreender o material.
Montagem de barracas de camping na praia:
A prática também é proibida pelo Código de Posturas Municipais nas praias cariocas. Os guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) realizam ações diárias de fiscalização nas praias para coibir a prática e também para orientar a população. A irregularidade é passível de apreensão das estruturas.
FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO