A Vigilância Sanitária oferece, nesta terça-feira (19/12), a partir das 10h, um curso gratuito para os barraqueiros da praia de Copacabana para orientá-los a evitar riscos à saúde de cariocas e turistas durante o verão. Serão ministradas aulas sobre manipulação de alimentos e saúde do trabalhador. A primeira vai abordar os cuidados básicos com o ambiente de trabalho, cuidados de higiene pessoal dos manipuladores, bem como os cuidados na conservação e manipulação dos alimentos, além de prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos.
Já o tema saúde do trabalhador conta com orientações sobre a prevenção à saúde dos barraqueiros e trabalhadores da barraca, que ficam expostos ao sol e ao calor intenso, correndo o risco de contrair doenças como câncer e glaucoma. Além disso, os participantes serão orientados sobre o uso de uniforme, equipamentos de proteção individual, assim como locais adequados para alimentação e para guardar os pertences individuais.
Esse curso é uma preparação para a grande operação que o órgão realizará na praia, nesta quinta-feira (21), com inspeção de barracas e ambulantes, e orientação dos freqüentadores sobre riscos à saúde. Também serão coletadas amostras de alimentos vendidos em toda a extensão da praia, como queijo coalho, açaí, camarão e sanduíche natural, para análise em laboratório. Essa análise irá apontar o real risco que os cariocas estão correndo ao consumirem alimentos sem procedência.
Também haverá inspeção dos serviços de estética realizados na areia, como massagem, tatuagem, venda de cosméticos, óculos, dentre outros produtos. Outro ponto a ser verificado será as condições em que os vendedores e ambulantes trabalham, como proteção solar, peso das caixas etc.
A ação faz parte da Operação “Vigilância no verão: tempo de manter a saúde em alta e os riscos em baixa”, que, desde o dia 31 de outubro, fiscaliza quiosques, bares, restaurantes e hotéis da orla; piscinas de clubes e academias; ambulantes cadastrados que comercializam alimentos nas praias; salões de beleza, estúdios de piercing e tatuagem, academias de ginásticas e a comercialização de produtos irregulares; bem como as condições de trabalho e a presença de focos de mosquito em todos esses locais. Praias de outros bairros também serão inspecionadas até o final da estação.
A ida da operação para Copacabana também integra o programa Rio+Seguro, iniciado pela Prefeitura do Rio no dia 3 de dezembro, com o objetivo de associar planejamento, inteligência e tecnologia na prevenção à desordem urbana e aos pequenos delitos.
O encontro desta terça-feira será na universidade UnigranRio, que fica Rua da Lapa, 86, no Centro. Os cursos para barraqueiros de outras praias da cidade ainda serão agendados.
FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO