O Clube Municipal da Tijuca sediou nesta terça-feira (19) o último Feirão do Emprego do ano. Das 9h às 15h, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo local e se candidataram a 1609 vagas de trabalho. As vagas do Feirão são do cadastro de empregos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) e de 22 empresas parceiras que participaram do evento.
“O Feirão de Empregos foi pensado para ajudar as pessoas que estão à procura de trabalho. Aqui unimos empresas e trabalhadores, gerando oportunidades”, afirma a secretária da pasta, Clarissa Garotinho.
A equipe da SMDEI fez o cadastro dos candidatos no local, e quem recebeu atendimento saiu com uma carta de encaminhamento para entrevistas de emprego, conforme o perfil profissional. No diálogo direto com as empresas parceiras, havia até a possibilidade de já sair com um emprego novo.
“Temos uma equipe que trabalha nessa captação de vagas desde o começo do ano. Sempre estamos em contato com as empresas, e elas utilizam nosso sistema para buscar candidatos”, esclarece Luis Malheiros, subsecretário de Trabalho e Qualificação da SMDEI.
Desempregado desde março de 2015, o engenheiro mecânico Rodrigo Baptista Lima foi um dos cariocas que foram até o Feirão em busca de um futuro melhor. Durante o período sem emprego fixo, Rodrigo trabalhou como motorista nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e atualmente faz manutenção em equipamentos eletrônicos de casas lotéricas, um trabalho cuja demanda varia muito.
“Vou priorizar vagas no meu nível de escolaridade, mas não dá para dispensar nenhuma oportunidade hoje em dia”, comenta Rodrigo.
No caso de Lívia Bazílio, a busca por um novo emprego já dura um ano. A moradora da Tijuca está trabalhando como vendedora de roupas autônoma, mas não deixou de procurar uma ocupação que garanta uma estabilidade maior.
“Nunca tinha participado de nenhuma caravana do emprego, mas fiquei sabendo do Feirão pelo Sine e vim conferir”, conta Lívia, que cursou até o 3º período de pedagogia.
FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO