Técnicos da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) iniciaram, na noite desta segunda-feira (4), um reparo emergencial em uma das elevatórias de água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, no município de Duque de Caxias. O equipamento apresentou um vazamento, o que exigiu a redução na produção de água, que opera atualmente com apenas 20% de sua capacidade.
De acordo com a Cedae, o conserto está previsto para ser concluído até as 10h da manhã desta terça-feira (5). No entanto, a situação deve impactar o abastecimento de água em diversas áreas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, que são atendidas pelo Sistema Guandu.
A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água na região, alertou que o fornecimento pode ser afetado nas próximas horas em cidades como Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados, entre outras áreas da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana.
Após a conclusão do reparo, o retorno do abastecimento será gradual, e a normalização total pode levar até 72 horas. A Águas do Rio orienta seus clientes a reservarem água em cisternas e caixas d’água para garantir a realização de atividades essenciais enquanto o fornecimento não é completamente regularizado. A concessionária também está disponível para atendimentos por telefone e WhatsApp, através do número 0800 195 0 195.
A Cedae segue acompanhando a situação e comprometida em restabelecer o serviço de forma plena o mais rápido possível.