O município do Rio tem 37% de sua população imunizada contra a febre amarela, de acordo com a Secretaria municipal de Saúde. Apesar de ser um percentual de cobertura considerado baixo por especialistas, sobretudo diante dos casos registrados recentemente em três municípios do estado, o titular da pasta, Marco Antônio de Mattos, afirma não haver motivo para preocupação.
De acordo com o secretário, no dia 5 de fevereiro terá início uma campanha de vacinação contra febre amarela do Ministério da Saúde, em conjunto com o município e o governo do estado.
— Até o momento, não há nenhum caso de febre amarela na cidade do Rio, nem de macaco infectado. É importante salientar que nossos postos não deixaram de vacinar, embora ainda tenhamos um percentual baixo de cobertura da população. Por isso, é importante que a população procure o posto e tome a vacina — disse o secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos, durante uma visita à comunidade do Vidigal, na manhã desta segunda-feira.
Na semana passada, a Secretaria estadual de Saúde recomendou a intensificação da vacinação nos municípios de Nova Iguaçu, Tanguá e Miguel Pereira, onde foram registrados casos de macacos com resultado positivo para febre amarela.
A secretaria disponibilizou doses suficientes para imunizar todo o público-alvo nas regiões de Miguel Pereira e Tanguá. Como Nova Iguaçu informou que a taxa de vacinação está em 24,1%, a SES disponibilizou um reforço de 100 mil doses da vacina.