Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na prisão de cinco homens em um galpão utilizado para desmanche de veículos roubados na Comunidade do Chapadão, na Zona Norte do Rio. A ação aconteceu nesta quinta-feira (6) e revelou um esquema operado pela facção criminosa Comando Vermelho, responsável por receber, desmontar e remarcar automóveis furtados ou roubados.
A operação foi conduzida por agentes da 60ª DP (Campos Elíseos), com apoio da 39ª DP (Pavuna) e da Polícia Militar. No local, os policiais flagraram Alex Albuquerque da Silva, Manolo Mathias de Andrade, Alexandre José de Araújo, Matheus Mina da Silva e Rodolfo dos Santos, que foram presos em flagrante. Todos responderão pelo crime de receptação qualificada.
O galpão funcionava como um centro de desmonte, onde os veículos eram rapidamente desmontados e suas peças revendidas no mercado ilegal. De acordo com as investigações, criminosos especializados modificavam sinais identificadores dos veículos, dificultando a recuperação pelos proprietários e a identificação pelas autoridades.
O Chapadão é conhecido como uma das áreas mais dominadas pelo tráfico no Rio, e operações contra o crime organizado são frequentes na região. A prisão dos envolvidos representa um golpe importante contra a atuação da facção, que lucra milhões com atividades ilícitas como roubos de veículos e desmanches clandestinos.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e possíveis compradores das peças adulteradas. A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas são essenciais para combater esse tipo de crime e encoraja a população a colaborar com informações pelo telefone 2253-1177 (Disque Denúncia).