Uma importante ação policial realizada pelo Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultou na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de armamento pesado, incluindo uma granada, na comunidade do Jardim Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A operação, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (data pode ser inserida conforme necessidade), reforça a atuação da PM no combate ao crime organizado na região, que constantemente sofre com a presença de grupos armados ligados ao tráfico de drogas.
De acordo com a corporação, a equipe do GAT realizava patrulhamento tático no bairro quando recebeu informações sobre a movimentação de criminosos armados na Rua Projetada B, área já conhecida por confrontos e esconderijos utilizados por traficantes. Ao chegar ao local, os policiais realizaram um cerco tático e conseguiram deter dois homens. Com a dupla, foram apreendidas duas pistolas calibre 9mm e um rádio transmissor, equipamento utilizado para comunicação entre os criminosos e monitoramento da movimentação policial.
Ainda durante a operação, os agentes receberam novas informações que levaram a guarnição até a Rua Sarapuí, também no Jardim Bangu. No local, outros dois suspeitos foram capturados. Em poder deles, os policiais encontraram mais uma pistola calibre 9mm e, de forma ainda mais preocupante, uma granada — um armamento de uso restrito e de alto poder destrutivo.
O saldo da ação foi significativo: quatro suspeitos presos, três pistolas 9mm, uma granada e um rádio transmissor retirados de circulação. Todo o material foi encaminhado para a 34ª Delegacia de Polícia (DP), em Bangu, onde o caso foi registrado e os presos permanecerão à disposição da Justiça.
A presença de uma granada entre o armamento apreendido acende um alerta para o grau de risco que os moradores da região enfrentam no dia a dia, convivendo com facções criminosas fortemente armadas. A Polícia Militar reforçou que ações como esta continuarão sendo realizadas de forma estratégica, com base em informações de inteligência e denúncias anônimas da população, a fim de restabelecer a paz e a segurança na região.
Moradores da comunidade, apesar do clima de tensão durante a operação, relataram alívio com a ação da polícia. “A gente vive com medo, mas saber que essas armas e uma granada foram tiradas das ruas dá um pouco de esperança”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.
A PM segue em alerta na região, e solicita que qualquer movimentação suspeita seja denunciada pelo Disque-Denúncia (2253-1177), garantindo sigilo absoluto.
A operação reforça a importância da atuação firme e precisa das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade e evidencia que o combate ao armamento ilegal é fundamental para garantir a tranquilidade da população carioca.