Por Julia ribeiro
Hoje passei por um constrangimento terrível na #CeA do Passeio Shopping, em campo grande-RJ. Entrei na loja pra comprar uma blusa social preta. Só queria a mais barata e que me servisse. Fui direto pro setor do “Ofertas Imperdíveis” “Ultima Chance”, produtos remarcados mais baratos. Trabalhei hoje de manhã, juntando cansaço da semana toda, só peguei a mais barata da sessão, que era preta, era M, era o que eu procurava, andei pela loja tentando achar algum blazer na promoção (não achei) e fui no caixa pagar. Fiquei 14 minutos na fila. Cheguei no caixa a blusa que na etiqueta estava R$19,90 estava mostrando R$99,99 na tela.
A atendente me disse que o preço estava errado na etiqueta. Ok, mas eu vou pagar o preço de etiqueta. Expliquei todos os meus passos na loja, mostrei onde eu peguei a blusa. Ela chamou outra pessoa, que disse que o preço estava errado…peguei o código de defesa do consumidor que estava ao lado do caixa, disse que iria pagar o preço da etiqueta. Até que chamaram outra pessoa, não se identificou, não falou o nome, só disse que eu teria que pagar o valor de R$99,99 porque existem pessoas de má fé que trocam a etiqueta e que a etiqueta da blusa estava violada, dando a entender pra quem quisesse que eu teria feito aquilo. Pois bem…a fila estava enorme, outras pessoas ouviram o que ela falava. Fiquei com o rosto vermelho de vergonha, minhas mãos começaram a suar…falei com ela em baixo tom, mesmo que meu rosto estivesse vermelho e todo aquele constrangimento, eu não entreguei a blusa no caixa com a etiqueta violada, e que ela já era a 3° pessoa que eu via que estava olhando a etiqueta e mexendo no produto que eu entreguei no caixa perfeitamente. Se alguém violou foi depois que eu entreguei NÃO FUI EU, aquilo valia uma abertura de Boletim de ocorrência. Já não era mais pela blusa, nem pelo preço…era pelo desrespeito que estava acontecendo. Chamaram a gerente, a Márcia, que estava mais nervosa do que eu…já tinha passado 1 hora que estava no loja..ela tentou que eu não levasse o produto, mas no respeito, sem me ofender, mas também sem saber o que tinha acontecido antes…expliquei de novo, todos os meus passos na loja, tudo o que a outra funcionária falou, ela viu que não teria outro jeito, teria que dar um desconto de R$80,00 por um erro da loja…levei a blusa. Paguei os R$19,90… Sai de lá pensando: Porque eu não me sinto bem com a situação. Eu ainda me senti constrangida depois de ter saído da loja…pensei em fazer um B.O mesmo assim…pensei em outras coisa, pensei em voltar e devolver, me senti culpada pela loja ter errado, me senti culpada por alguém ter trocado a etiqueta, me senti culpada por eu ter sido constrangida e por eu ter comprado aquela blusa. O erro não foi meu mas fizeram parecer que era.
Não quero mais ir naquela loja, ainda sinto meu rosto quente quando lembro da situação. E vi o quanto as pessoas são despreparadas pra lidar com o público, com problemas, com os outros…o erro não foi meu, o direito era meu e ainda sim parecia que a culpa era minha.
A blusa tá lá na sacola, do jeito que eu comprei, com tanta energia ruim que jogaram ali, nem sei mais se quero usar.
#RespeitoAoConsumidor #Empatia #TáNaModaTáNaCeA