As câmeras de segurança da cidade de Zhengzhou, China, registraram o momento em que uma mulher foi espancada por um homem e jogada no chão. Mr Zhang seria o dono de uma loja on-line e não gostou da avaliação que a cliente deu para seu estabelecimento.
O vendedor negociava mercadorias no site popular Alibaba, através da loja Taobao. A jovem Xiao Die comprou mais de R$ 140 em roupas, e, após três dias sem notícias sobre as mercadorias, que ainda não haviam sido despachadas pela loja, registrou críticas na plataforma on-line, segundo o jornal britânico Daily Mail.
Após se exasperar e mandar mensagens agressivas e ameaçadoras para a cliente, Zhang viajou 800km até encontrar a mulher e agredi-la. Toda a ação foi registrada por câmeras de vigilância.
A polícia conseguiu localizar o comerciante, que passou dez dias preso. Após ser liberado, o vendedor fechou a loja Taobao do Alibaba.
Quais os cuidados necessários para as compras via Internet?
A par de todas as recomendações abaixo listadas, recomenda-se que o consumidor estabeleça um diálogo prévio com o fornecedor, de tal sorte que, na hipótese de ocorrer algum problema (atraso na entrega, produtos com problema, cancelamento, devolução, pagamento, reembolso, etc) saiba efetivamente como e quais serão os procedimentos a serem adotados.
Se o fornecedor sequer responder sua solicitação, atenção! Este é um alerta para sua não contratação.
Portanto, recomendamos os seguintes cuidados:
· Buscar informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou Município, e, ainda, coletando referências com amigos ou família;
· Verificar qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas.
· Verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, etc;
· Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários;
· Não fornecer informações pessoais desnecessárias para realização da compra;
· Guardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, numero de protocolo da compra ou do pedido, etc;
· Guardar em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;
· Verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço;
· Identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O consumidor pode checar os dados cadastrais da empresa acessando www.registro.br;
· Exigir Nota Fiscal;
· Imprimir o contrato firmado ou arquivar em meio digital seguro que permita uma futura impressão.