Creche Municipal Estrela do Céu, que fica perto do Centro de Itaguaí, naRegião Metropolitana do Rio, está sofrendo com a falta de segurança. Criminosos invadiram o prédio e arrombaram portas e janelas, na terça-feira (3). Quando funcionários chegaram para trabalhar por volta das 7h30 encontraram tudo revirado.
Os criminosos invadiram pelo menos sete salas de aula e roubaram até os presentes das crianças de uma festa junina programada para a próxima semana.
O professor Felipe Veloso contra que houve muito estrago e destruição na creche: material de trabalho revirado, fiação exposta, armários arrombados.
“A situação é de total descaso do poder público, que debocha da população e humilha o estudante. São crianças de 0 a 3 anos de idade numa situação de exposição ao crime e ao perigo na cidade de Itaguaí. Deixaram uma faca enfiada num ursinho, na turma do berçário de 4 meses de idade, num sinal de que não deveríamos fazer nada, não deveríamos protestar por nossa situação ”, disse o professor.
A moradora Suelen, que tem dois filhos na creche, disse que na manhã de terça-feira quando chegou, encontrou a creche toda bagunçada e quebrada. Ela contou que essa não foi a primeira vez que invadiram a creche.
“A primeira vez invadiram a creche a mão armada, com as crianças em horário de aula. Fomos na Secretaria de Educação e não tivemos resposta nenhuma. Disseram que a delegacia não podia fazer nada porque a polícia é do estado e não do município. E sempre fica da mesma forma: a gente reclama e fica sem resposta, esperando a próxima vez que isso vai acontecer. São crianças pequenas correndo risco porque a segurança na cidade está abandonada”, reclamou a mãe, acrescentando que não há segurança na creche.
A Prefeitura de Itaguaí disse que a creche reabriu na terça-feira mesmo, apesar do problema, e que registrou queixa na delegacia da cidade.