Por Dr. Marcelo tinoco
Ruptura de Relação Médico Paciente
Muita gente chega aos consultórios sem a devida humildade. Médicos e pacientes, digo. E quando o segundo foge do padrão, trazendo ao primeiro algum tipo de desconforto, constrangimento ou o que faça um desvio da segurança médica, pode acontecer do médico não querer mais atender o paciente.
Aconteceu isto aqui hoje com uma paciente X.
Paciente jovem, entre 20 e 30 anos, com obesidade importante e edemas incapacitantes para uma boa qualidade de vida.
Aí a consulta começa com a mãe falando ” MAS QUE MÉDICO DIFÍCIL”. Eu pergunto o porquê: Ela responde que não consegue consulta comigo desde o dia 17 de Janeiro. Ora, estamos no dia 10 de Fevereiro, disse.
ELA: Eu tinha que pagar a consulta do convênio? Porque é co-participativo então não era pra ter revisão?
EU: Seu convênio contratualmente me dá o direito de duas consultas ao mês, e eu vou cobrar sim.
ELA, com marra: mas ela vai pagar por isso.
EU, com alguma marra: claro. Ela entra em dois cinemas com o mesmo ingresso?
Aí fui falando sobre os exames da paciente, que queria um laudo para cirurgia da Obesidade.
EU: Onde está o exame de fezes que lhe pedi?
A PACIENTE: Não fiz.
EU: preciso dele.
ELA: Ah, não! (falando alto) Eu tenho prisão de ventreeeeee.
EU, já ficando muito puto: Isto não é problema meu senhorita. E fale baixo e com educação, a mesma com que venho lhe atendendo.
ELA: Eu paguei a consulta DUAS vezes e você tá se sacanagem comigo? Não vai me dar o laudo?
EU: Primeiro, consulta e laudo não é como comprar chiclete. Não vou dar laudo algum enquanto houver exame por fazer. Quem tem problemas de saúde e precisa de ajuda é você e eu não serei leviano com a medicina por falta do que seria um simples exame de fezes, só porque você não faz cocô, ou tem nojinho, ou não tenha tempo ou não queira vir para nova consulta. Eu te respeitei até o momento que você gritou.
ELA: Eu vou fazer o exame com laxante e o senhor VAI ME DAR O LAUDO.
EU, já fazendo valer minha fama de grosso: agora é tarde demais. Quando a senhora questiona meu modo de cobrança, que é o que o SEU convênio me faculta, GRITA comigo, DIZ que exame de fezes é tolice sem considerar que verminose mata, você está me igualando a si mesma. E eu não sou a senhorita. E eu sou aquele profissional por quem você devia ter algum respeito, e faltando com ele, me dá o direito de não lhe querer mais como paciente. Procure outro médico, por favor.
ELA: mas eu paguei consulta. Vai cancelar ela?
EU: por acaso quando você come algo no Bob´s e não gosta ou desgosta de um filme, te devolvem o dinheiro? Não. Eu te consultei, e gastei 40 minutos de meu tempo. A consulta não será revogada.
Abri a porta e chamei o próximo.
Isto realmente aconteceu. E a gente acha que só nós mesmos, como pacientes, podemos desistir de um médico por n motivos. A verdade é que o médico pode eticamente deixar de confiar no paciente e pedir para ele ir para outro.
A obesidade é uma doença séria. E indicar uma cirurgia mais ainda. Num país onde existe tanta vala negra, tanto gato em água, e com mortes por verminoses, não requisitar o Exame de Fezes é grave imprudência.
Prefiro perder pacientes a abrir mão do bendito cocô.