Morreu na terça-feira (21), a idosa Adelina de Sousa Sales, aos 85 anos. Ela sofria com Alzheimer e ficou conhecida na internet por meio de vídeos que gravava com o neto, Benedito Aarão, 30. Moradores de Águas Claras, no Distrito Federal, avó e neto vivam uma “novelinha” no Youtube e no Facebook, onde o jovem mostrava ao público como é a convivência com a doença.
O comunicado do falecimento foi feito por Benedito em uma live no Facebook. “Deus resolveu levar nossa princesa. Deus resolveu levar a vozinha. Minha princesa, a mulher mais encantadora que conheci”, lamentou ele, bastante emocionado. “Ela tinha muito medo da morte, não queria morrer. Lutou muito para se manter viva”, completou.
O velório ocorre nesta quarta-feira (22), no Cemitério Campo da Esperança, em Taguatinga. Ainda no vídeo em que comunicou a partida da avó, Benedito convidou o público para o último adeus.
Os vídeos
Em 2017, o Jornal de Brasília contou a história da dupla que conquistou a internet. A ideia dos vídeos surgiu pouco depois de Adelina ser diagnosticada com Alzheimer. Benedito abriu mão do emprego e de outras oportunidades para cuidar da avó. Inicialmente, a intenção das publicações era mostrar para os amigos de escola e do serviço o quanto a vozinha era legal e divertida.
À época, o chefe do Centro de Medicina do Idoso (CMI), Marco Polo, explicou que o Alzheimer é um tipo de demência específica neurodegenerativa, cujas causas diretas e imediatas ainda não foram identificadas. Segundo ele, a doença tem a ver com a hipertensão não tratada na meia-idade, diabetes, tabagismo, sedentarismo e colesterol elevado. Dois fatores socioambientais relacionados ao Alzheimer podem também ser o baixo nível de escolaridade e depressão não tratada na juventude. Leia a matéria completa aqui.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=32Fkl5Clv7Y?feature=oembed&enablejsapi=1&origin=http%3A%2F%2Fwww.jornaldebrasilia.com.br]