Em campanha no bairro de Campo Grande, neste sábado, o candidato ao governo do Rio, Eduardo Paes (DEM), se comprometeu com a comunidade local a acabar com o problema de abastecimento de água em toda a Zona Oeste, na Baixada Fluminense e no município de São Gonçalo. O ex-prefeito disse que esteve em reunião na manhã de hoje com funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) para discutir programas de saneamento e habitação nestas regiões.
— Eu vim aqui hoje, claro, para fazer campanha e pedir votos em um lugar que sempre me acolhe muito bem, que é o calçadão de Campo Grande. Mas quero assumir um compromisso. Sei que a Zona Oeste ainda passa por problemas de abastecimento da água inaceitáveis, que nós vamos resolver. Vamos levar água para toda a Baixada Fluminense, São Gonçalo e também para a Zona Oeste — afirmou Paes.
Além da questão do abastecimento de água, Paes também assumiu mais dois compromissos importantes para a Zona Oeste nas áreas de segurança pública e mobilidade urbana.
— O problema da segurança pública é muito grave na Zona Oeste. Assumimos o compromisso de aumentar o policiamento ostensivo e o efetivo de batalhão nas áreas que mais precisam — afirmou.
Para melhorar a mobiilidade na região, o candidato prometeu promover uma mudança no transporte de trens para que ganhe características de metrô. De acordo com o ex-prefeito, parte importante da população na região é atendida pelo sistema de trens e pode ter o serviço melhorado a partir de investimentos na mudança de sistemas.
— Tem como qualificar o trem para cá, dar a ele padrão de metrô. Isso é possível com investimento em sistemas. O metrô tem mais previsibilidade, funciona com intervalos menores, o horário é respeitado. Isso é uma mudança de sistemas. Claro que não é uma coisa simples e tão barata. Mas é um investimento que precisa ser feito — disse.
Ao ser perguntado sobre o que signfica essa mudança de sistema na prática, Paes explicou que é ter todo o maquinário melhorado, a bitola e a bifurcação funcionando, e toda a parte de engenharia, para permitir maior eficácia.
Paes disse que pretende “organizar a casa” e as contas do estado para garantir esses investimentos, mas não deu maiores detalhes que como pretender fazer isso. O candidato se mostrou otimista em relação ao cenário da economia.
— Vamos conseguir organizar as contas e entregar os serviços para a população. Há uma conjuntura melhor hoje, os royalties do petróleo já melhoraram. O Brasil já começa a apresentar sinais de que está saindo da crise econômica. No campo da despesa é muito difícil avançar. É preciso ter um olhar de lupa nas receitas.