[ad_1]
O presidente do Conselho Regional de Economia do DF (Corecon-DF), o economista Mário Sérgio Fernandez Sallorenzo, morreu na tarde desta terça-feira (2/10), em decorrência insuficiência cardíaca e respiratória. Ele estava internado no Hospital de Brasília e enfrentava um câncer. Aos 71 anos, Mário Sérgio deixa a esposa, três filhos e cinco netos. O velório começa às 13h30, na quarta-feira (3/10), na Capela 1 do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento está marcado para as 16h.
Nas gestőes de 2010 a 2011, Mário Sérgio foi vice-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), ao lado de Waldir Pereira Gomes, o entăo presidente. “Ele tinha muita experiência, me ajudou muito nas decisőes que precisei tomar como presidente, nas orientaçőes e implementaçăo de nova forma de gestăo do Cofecon. Foi um homem muito respeitado no Sistema”, lamentou Waldir.
Para o atual presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, o papel de Mário no conselho foi importante tanto para os profissionais economistas e quanto para as entidades. “Ele participou ativamente do processo de fortalecimento do Conselho Federal de Economia, com suas convicçőes do ponto de vista social sempre de caráter progressista. Além da atuaçăo profissional, por considerá-lo meu amigo pessoal, trata-se de uma perda irreparável”.
Mário Sérgio graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969) e em Administraçăo pela Universidade de Brasília (1974). Obteve o Mestrado em Ciências Econômicas pela Fundaçăo Getúlio Vargas/RJ (1976) e o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2007), onde também foi pesquisador do Grupo de Estudos sobre Sociologia Econômica. Desenvolveu sua carreira na na Secretaria da Receita Federal, no Cade, na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e no Ministério dos Transportes.
No Sistema Cofecon/Corecons, presidiu o Corecon-DF em 1993, 2001/2002 e 2007/2008, voltando ao cargo em 2018. Foi vice-presidente do Cofecon em 2010 e 2011. Mário Sérgio foi homenageado em vida pelo Corecon-DF, que deu o nome dele ao auditório de propriedade do Regional.
Um dos últimos eventos que participou foi o seminário com assessores econômicos dos presidenciáveis, organizado pelo Corecon-DF em parceria com o Cofecon e realizado no dia 25 de julho, na Universidade de Brasília (UnB). Na ocasiăo, afirmou que a esperança de construir um mundo melhor está nas măos dos jovens. “Seria muito interessante que uma dia nós deixássemos de votar em pessoas para votarmos em ideias, na certeza de que essas ideias serăo efetivamente defendidas por pessoas corretas, adequadas em todo o sentido”.
[ad_2]
Fonte: Cidades