A tarde de primavera no Rio nesta quarta-feira (3), registrou temperatura máxima de 37,8°C. É calor digno de alto verão e foi a quarta tarde mais quente do ano até agora na cidade.
Em pleno verão, no dia 12 de fevereiro, a máxima também chegou a 37,8°C. O recorde de calor até agora foi no dia 19 de janeiro: 39,4°C.
Mar transparente e calmo em Ipanema durante a manhã — Foto: Nicolas Satriano/G1
Em Santa Cruz, na Zona Oeste, a sensação térmica chegou a 43,2°C, de acordo com o Sistema Alerta Rio. Segundo o Climatempo, a sensação chegou a 39°C nesta quarta.
As praias estiveram lotadas pela manhã e à tarde com céu azul e poucas nuvens. O mar estava calmo e frio, segundo os banhistas.
Praia do Sossego em Niterói nesta quarta-feira — Foto: Matheus Rodrigues/G1
Os dias de calor na primavera são comuns nos meses de setembro e outubro, principalmente em dias que antecedem a chegada de uma frente fria, de acordo com o Climatempo.
Ainda nesta quarta, houve registro de chuva fraca em Santa Cruz e e de forma isoalda em outras áreas da Zona Oeste. Também foi registrado vento forte (66,6 km/h) no Forte de Copacabana, segundo o Inmet.
E o tempo muda a partir desta quinta-feira (4) com previsão de ventos e chuva isolada em vários pontos do estado. Nas Regiões Sul e Serrana, a possibilidade é de chuva já no anoitecer desta quarta. Também estão previstos ventos fortes no fim do dia.
Tarde de calor em Ipanema, na Zona Sul — Foto: Nicolas Satriano/G1
O tempo deve seguir nublado com chuvas isoladas até o próximo domingo (7), dia do primeiro turno das eleições. A temperatura também estará em queda com máximas entre 28°C e 27°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa ainda que o domingo vai começar parcialmente nublado a claro e terá chuva rápida entre a tarde e a noite.