Moradores das favelas do Rola, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, foram acordados, na madrugada desta segunda-feira, ao som de um intenso tiroteio. Milicianos e traficantes que disputam o controle daa região estão em confronto desde 4h30. Por volta das 8h, a PM informou, em seu perfil oficial, que policiais iniciaram uma operação na Comunidade do Rola e pede que a população que tenha o máximo cuidadona região.
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhção de Choque estão atuando na comunidade. Ainda não há informações sobre presos ou feridos.
Nas redes sociais, os relatos são de guerra:
— Desde 4h50m tentando sair de casa e a guerra não para — lamentou um morador.
— Eu moro a 5 quilômetros de distância e está muito alto o barulho. Só armamento pesado — relatou outra moradora vizinha à comunidade.
Em imagens feitas pelo Globocop, da TV Globo, os milicianos aparecem com armamento pesados e alguns estão com uniformes semelhantes aos da polícia. O grupo invade residências e aparecem fazendo disparos.
Em entrevista ao Bom Dia Rio, o major Ivan Blaz, porta-voz da PM, disse que não são policiais e sim milicianos disputando o controle da região. Segundo Ivan Blaz, policiais militares estão seguindo para o local.
Por causa do tiroteio nas duas comunidades, a Avenida Cesário de Melo tem bloqueios, na altura da Avenida Antares, segundo o Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura. Os motoristas devem optar pela Rua Felipe Cardoso. Na Cesário de Melo, há carro da Polícia Militar nos bloqueios.