Nascido em Brasília, o publicitário Raphael Vasconcellos de Oliveira tomou posse como novo diretor mundial do Facebook Creative Shop, braço de criação da gigante das redes sociais.
A partir de agora, o publicitário de 41 anos passa a coordenar a área da potente plataforma mundial e vai trabalhar em sintonia com grandes marcas mundiais, agências de publicidade e até mesmo com criadores independentes. O hub comandado agora por Vasconcellos atua para o Facebook, Instagram, Messenger e ainda para o Oculus.
Com a nova missão, Raphael passa a morar em Nova York, onde funciona o escritório. Dos Estados Unidos, o publicitário terá a tarefa de gerenciar uma equipe de 300 funcionários em todo o mundo, divididos em 38 mercados diferentes.
Antes de assumir o comando da área, Raphael liderava, havia seis anos, o Facebook Creative na América Latina e, mais recentemente, na Ásia-Pacífico.
O brasiliense, que passou a infância Asa Norte, estudou no Colégio Mauricio Salles de Mello e se formou no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Ele chegou a morar no Lago Norte antes de deixar o DF, em 2012.
Na nova função, substitui o diretor criativo global Andrew Keller, que atuava como chefe interino. Antes, o diretor de criação do Facebook e vice-presidente de marketing global de negócios, Mark D’Arcy, liderou a mesma equipe global.
Vasconcellos se reportará a Carolyn Everson, vice-presidente de Soluções Globais de Marketing do Facebook, além de trabalhar em parceria com D’Arcy, que supervisiona todos os esforços criativos para o negócio.
“O Rapha já causou um claro impacto na Creative Shop, liderando as equipes em duas das regiões que mais crescem. Ele é um líder, com uma mistura única de foco nos negócios e liderança de pensamento criativa que os clientes e equipes internas passaram a confiar profundamente nos últimos anos. Não tenho dúvidas de que ele continuará a inspirar a comunidade criativa em todo o mundo nessa função”, elogiou, em nota, a nova chefe imediata, Carolyn Everson .
“Desafio empolgante”
Em comunicado divulgado pela rede social, Vasconcellos comentou a promoção. “Estou entusiasmado por ter a oportunidade de liderar a equipe global da Creative Shop do Facebook”, disse.
“Nesse meu tempo no Facebook até agora, tive a honra de criar e colaborar em campanhas que geraram um impacto significativo. É um desafio empolgante colocar essas estratégias para trabalhar em todo o mundo, ajudando empresas de todos os tamanhos a contar suas histórias e usar nossas plataformas para crescer”, afirmou.
Pela rede social, os familiares também se manifestaram sobre a nova missão do brasiliense. “Sem palavras. Desde sempre ele é assim: dedicado, competente, inteligente. Voa, irmão! Nova York ficará pequena para você! Muito orgulho. Penso sempre em como nosso pai reagiria a isso e não consigo descrever. Te amo! De Brasília para o topo do mundo!”, escreveu a irmã Juliana Vasconcellos no Facebook.
“Parabéns, meu irmão. Que notícia fantástica! Eu já sabia que iria acontecer, mas foi muito rápido!”, completou o outro irmão, Frederico Vasconcellos.
Antes de ser contratado pela empresa de Mark Zuckerberg, Raphael Vasconcellos foi um dos principais diretores da Agência Click, em São Paulo. Iniciou a trajetória como diretor de planejamento e sua atuação o levou ao cargo de diretor de criação. Depois, vice-presidente executivo de criação.