Dois dias após o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciar que haveria uma etapa da Fórmula Indy na cidade em 2020, dirigentes da categoria negaram tal acordo. Foi o que afirmou o presidente de competição e operações, Jay Frye. Em entrevista à agência de notcíais “Associated Press”, o cartola negou que tenha qualquer acerto com o executivo do Rio.
“Vimos os relatórios e, obviamente, temos uma grande história por lá, mas a IndyCar não tem planos, neste momento, para correr lá em 2020. Recebemos telefonemas o tempo todo, o que é lisonjeiro. Mas não temos acordo para correr no Brasil”, disse à AP.
Ao site “Autosport”, o CEO e presidente da Hulman & Company, proprietária da IndyCar, Mark Miles, não há nada acertado para ter uma prova no município. Já Frye afirmou que “não há nada a comentar”.
Já o representante do Image Group, responsável pelos direitos da Indy no Brasil, Carlo Gancia confirmou que há uma “conversa inicial” e um “caminho a percorrer”. No entnato, a assinatura do contrato para a realização do evento, segundo ele, precisa ocorrer até “meados de junho de 2019”.

Na quarta-feira, Crivella divulgou um vídeo nas redes sociais e disse que havia recebido representantes da IndyCar para acertar uma etapa no Rio em 2020. Na postagem, há uma gravação com uma comitiva da categoria. O executivo informou os locais onde os carros vão passar durante a corrida. que iria percorrer trechos do Sambódromo e da Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio.
Crivella ainda informou que a estimativa é que cerca de 5 mil empregos provisórios sejam gerados para o evento.
Em nota, a prefeitura informou que a primeira reunião aconteceu com os representantes da Fórmula Indy nesta semana. O prefeito “garantiu que o Rio vai dar todas as condições operacionais e legais para que volte a sediar uma corrida da Fórmula Indy”.
O Rio já teve etapas da Fórmula Indy entre 1996 e 2000, quando ainda se chamava CART, no extinto Autódromo de Jacarepaguá. No Brasil, São Paulo também teve prova entre 2010 a 2013. A última vez em que a categoria desembarcou no país foi em 2015 no Autódromo de Brasília.