A exoneraçăo do presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, Leonardo Jacob, interrompeu na manhă de hoje (9) a emissăo de documentos que dependen da assinatura eletrônica dele, como o documento de identidade e a Carteira Nacional de Habilitaçăo. Jabob foi exonerado porque foi preso ontem (8/11) na Operaçăo Furna da Onça, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.
A investigaçăo apontou um esquema de compra e venda de votos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e indicou o loteamento de cargos públicos e măo de obra terceirizada por deputados estaduais no Departamento de Trânsito. Ao todo, 22 pessoas foram presas, incluindo parlamentares.
Na manhă desta sexta-feira, o governador Luiz Fernando Pezăo publicou, Diário Oficial do Estado, a exoneraçăo de Leonado Jacob da presidência do Detran, o que impediu a emissăo dos documentos.
Em nota, o governo informou que já designou a diretora administrativa do Detran, Fernanda Curdi, para responder interinamente pelo expediente do órgăo. Segundo a assessoria de imprensa do Detran, a questăo já foi resolvida pela nomeaçăo.
“A emissăo de documentos de habilitaçăo e identificaçăo já está normalizada e a de veículos, na segunda-feira. Os usuários que năo conseguiram retirar o documento poderăo retornar à unidade em que foram atendidos, a partir da próxima segunda-feira (12)”, informa nota divulgada pela assessoria de imprensa do Detran.