PROCON ESTADUAL AUTUA 20 LOJAS NO BANGU SHOPPING NESTA SEXTA-FEIRA (09)
Vinte das 30 lojas do Bangu Shopping vistoriadas pelo Procon Estadual foram autuadas nesta sexta-feira (09/11) na primeira ação da Operação Três Apitos. Os fiscais verificaram, entre outros itens, se os estabelecimentos do centro comercial localizado na Zona Oeste do Rio tinham a documentação e os cartazes de informação ao consumidor determinados por lei.
A fiscalização encontrou produtos sem a informação do preço visível para o consumidor em 11 lojas, como First Class, Imaginarium, Ortobom e Sonho dos Pés. Já a ausência do alvará de funcionamento foi constatada em seis estabelecimentos. Em um dos casos, a loja Stilo Fashion tinha uma versão provisória do documento, mas ele estava vencido desde outubro de 2011.
Dez lojas não apresentaram problemas no momento da fiscalização: C&A, Físico&Forma, Melissa, Nextel, Ri Happy, Casa&Vídeo, Contém 1g, Ponto Frio, Vivo e Yell Mobile.
O nome da operação é uma referência à música “Três Apitos”, de Noel Rosa, que faz referência a uma fábrica de tecidos. O Bangu Shopping foi construído no antigo terreno da Fábrica de Tecidos Bangu, ponto de partida para o surgimento do bairro.
Balanço da Operação Três Apitos:
1 – 55RJ: Ausências de preços visíveis de produtos e do cartaz do Livro de Reclamações.
2 – Amalima: Ausências dos cartazes do Livro de Reclamações e do 151.
3 – Casas Bahia: Ausência do alvará de funcionamento.
4 – Chifon: Ausências do alvará de funcionamento e do Livro de Reclamações.
5 – Cia Fashion: Ausência do alvará de funcionamento.
6 – CVC: Ausências dos cartazes do Livro de Reclamações e do 151.
7 – Di Milano: Ausências de preços visíveis de produtos, do Livro de Reclamações e do seu respectivo cartaz.
8 – First Class: Ausências de preços visíveis de produtos, do Livro de Reclamações e do seu respectivo cartaz e do cartaz do 151.
9 – Ótica Golden do Bairro: Ausência de preços visíveis de produtos.
10 – Imaginarium: Ausências de preços visíveis de produtos, dos cartazes do Livro de Reclamações e do 151 e do alvará de funcionamento.
11 – Le Partier: Ausências de preços visíveis de produtos, do cartaz com endereço e telefone do Procon Estadual, do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz e do alvará de funcionamento.
12 – Leader: Valor da parcela a prazo em tamanho maior do que o preço à vista e ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
13 – Luidgi Speciale: Ausência do Código de Defesa do Consumidor.
14 – Mapa da Mina: Ausências dos cartazes com endereço e telefone do Procon Estadual e o que informa sobre o Livro de Reclamações, do Código de Defesa do Consumidor e de preços visíveis de produtos.
15 – Ortobom: Ausências de preços visíveis de produtos e dos cartazes do Livro de Reclamações e do 151.
16 – Sonho dos Pés: Ausência de preços visíveis de produtos.
17 – Sono Show: Ausência do Livro de Reclamações.
18 – Sport West: Ausências de preços visíveis de produtos e do Livro de Reclamações.
19 – Stilo Fashion: Ausências dos cartazes do Livro de Reclamações e do 151. Alvará de funcionamento provisório vencido desde outubro de 2011.
20 – W. VIP: Ausência de preços visíveis de produtos.