Um dia após Wilson Witzel tomar posse do governo do Rio, o filho transgênero dele, Erick Witzel, usou as redes sociais para noticiar que conseguiu uma vaga no SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer um tratamento hormonal. O cozinheiro de 24 anos – que se chamava Erika – contou nesta quarta-feira no Instagram que não tem plano de saúde e que precisou recorrer ao serviço público para seguir seu tratamento fazendo uso de hormônios masculinos.
“Finalmente saiu a minha vaga para acompanhamento hormonal no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE)”, contou ele, que já marcou a primeira consulta.
“Comecei o tratamento hormonal com um endócrino particular, mas era muito caro. Tive quatro consultas e não consegui mais ir. Como não tenho plano de saúde, fui para o sistema público e sempre tive uma resposta muito positiva, embora demore bem mais. Na clínica da família, fiz meu cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde) e pedi acompanhamento para o IEDE, no Rio. Fui colocado no SISREG (Sistema que regula as vagas para programa de saúde) e depois de um ano na fila, minha vaga saiu”, explicou.
Erick, que não se dá muito bem com o pai e já demonstrou não concordar com o plano de governo Witzel, finalizou o post lembrando que o SUS é um direito de todos. “Ele está disponível para todos! É público e é nosso também”.