O corpo do músico e compositor Marcelo Yuka foi velado na tarde deste sábado (19/1) na Sala Cecília Meireles, na Lapa (Rio de Janeiro). Os fãs puderam se despedir do músico das 14h, quando o corpo chegou ao local, até 19h. O sepultamento está marcado para às 13h deste domingo (20), no cemitério Campo Grande.
Um dos fundadores da banda Rappa, Yuka morreu na noite de sexta (18), aos 53 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Ele estava internado no hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, e entrou em coma induzido em 4 de janeiro.
“Me sinto privilegiado de ter dividido vida, arte e amizade com ele. Ele deixa uma lição de amor. É a prova viva que se pode lutar pela paz e viver pelo amor. O Yuka, mesmo com tudo o que aconteceu, não guardava rancor. Vivemos num momento sombrio e violento, então é um exemplo”, disse ao O Globo o rapper Marcelo D2 (foto em destaque).
“Conheço ele desde 1989. A maior lembrança é a gente pensando que podia fazer alguma coisa por essa cidade, contra essa violência. A gente ficava na Lapa comendo cachorro-quente e falando: “não é possível que não vamos fazer nada pra mudar alguma coisa”, recordou ao jornal carioca. “Isso antes do Rappa ou Planet Hemp. O que fica do Yuka é a luta pelo outro, é cuidar do próximo. Ele foi a primeira pessoa que me fez sentir orgulho de ser suburbano. Ele plantou sementes do bem”, concluiu D2.
O ex-deputado Chico Alencar também esteve presente ao velório. Ativista político, Yuka chegou a ser candidato a vice-prefeito do Rio na chapa de Marcelo Freixo, em 2012. Freixo não pôde comparecer ao velório, pois está na Bahia. “Figura singular. Ele tinha solidariedade, algo tão raro nesse país. Uma pessoa rebelde e generosa, uma pessoa inquieta e grandiosa. Lutador pela paz. Morreu lutando pela paz”, disse Alencar.
Um artista de rua chamado Marcondes Rocco pintou, durante o velório, um quadro de Yuka, deixado o irmão do músico, Renato, muito emocionado. A obra foi doada para a família de Yuka, sob muitos aplausos dos presentes.
Despedida nas redes
Homenagens de fãs e artistas inundaram as redes sociais desde a divulgação da morte de Yuka. Confira algumas postagens: