Um novo concurso público será aberto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (Concurso Polícia Civil RJ 2019). A confirmação veio através do governador Wilson Witzel na última quarta-feira, 30 de janeiro. De acordo com ele, serão abertas 1.000 vagas para os cargos de agentes, delegados e peritos. A distribuição das vagas pelos cargos ainda não foi divulgada.
O concurso público da Polícia Civil-RJ 2019 terá objetivo de reforçar a Segurança Pública do Estado. “A Segurança Pública continua sendo uma das prioridades do nosso governo. Sabemos que uma Polícia Civil bem aparelhada e com capacidade de investigação poderá desmobilizar o crime organizado. Os resultados estão começando a aparecer. Além de mais policiais nas ruas, a Secretaria de Administração Penitenciária está fazendo diversas vistorias nas cadeias para apreender celulares e drogas”, afirmou.
Edital do concurso da Polícia Civil-RJ não deve demorar
O edital do concurso da PC-RJ 2019 não deve demorar de ser divulgado. De acordo com o secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius, os preparativos do certame estão adiantados. “O governador já autorizou, a comissão de concurso se reuniu ontem e já deu início ao estudo para a elaboração do edital”, disse o chefe da corporação.
Segundo o secretário da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith, o estudo do edital do concurso da Polícia Civil do RJ será feito pelo Conselho do Regime de Recuperação Fiscal para verificar se não haverá desequilíbrio financeiro, uma vez que existe uma vacância de mil vagas na corporação.
“Esse é o primeiro passo. Vamos fazer um estudo de viabilidade financeira e levar ao Conselho, para dar o passo seguinte”, disse Zamith.
No anúncio, Witzel não revelou quais carreiras serão divulgados para categoria de agente. Existe a possibilidade dessas carreiras serem de auxiliar e técnico de necropsia, bem como inspetor, cujas autorizações foram concedidas no ano passado.
Concurso da Polícia Civil-RJ havia sido autorizado no ano passado
A Polícia Civil do Rio de Janeiro foi autorizada no ano passado a abrir um novo concurso público. Na ocasião, o Estado, ainda na gestão do então governador Luiz Fernando Pezão, autorizou 96 vagas para os cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, inspetor, delegado e perito.
O edital de concurso PC/RJ 2018 foi autorizado para os cargos de Inspetor (50 vagas), Médico Legista (20 vagas), Técnico de Necropsia (04 vagas), Auxiliar de Necropsia (06 vagas) e Delegado (16 vagas). No entanto, com aprovação da lei orgânica do dia 18 de dezembro, a nomenclatura e requisitos de alguns cargos foram alterados.
O cargo de Técnico em necropsia, de nível fundamental, e Auxiliar em necropsia, de nível médio, se fundiram e passarão a integrar um único cargo: Agente de Polícia Técnico-Científica, com exigência de nível médio.
A função de Inspetor – nível superior passará a ser chamado de Oficial de Polícia Civil. O requisito será o de nível superior em qualquer área. O cargo de Perito Legista, com exigência de nível superior em Medicina, Odontologia, Farmácia ou Bioquímica permanece com os mesmos requisitos e nomenclatura.
Por fim, o cargo de Delegado, com exigência de nível superior em Direito, agora exigirá a graduação na área com experiência de cinco anos de exercício na área criminal ou igual período de exercício no judiciário ou nas Polícias estaduais ou federais.
- Concurso: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC-RJ)
- Banca organizadora: a definir
- Escolaridade: médio e superior
- Número de vagas: 1.000
- Remuneração: a definir
- Inscrições: a definir
- Taxa de Inscrição: a definir
- Provas: a definir
- Situação: ANUNCIADO