oje em dia, o glitter está aparecendo em todo lugar: de unhasa hambúrgueres. Mas, você já pensou em colocar brilho na sua cerveja? Pois é isso que algumas cervejarias dos Estados Unidos e da Austrália estão fazendo. A ideia, segundo os produtores desse tipo de bebida, é combater o sexismo presente na indústria da cerveja.
Para produzir a bebida, os cervejeiros utilizam glitter comestível, que dissolve após algum tempo depois do contato com outros líquidos.
Para não sujar os canos por onde a cerveja é servida, o glitter é adicionado apenas no copo da pessoa e depois misturado com a bebida. Além disso, é preciso mexer regularmente para que o ingrediente não se acumule no fundo do recipiente.

Erica DeAnda, cervejeira-chefe do bar Minocqua Brewing Company, nos Estados Unidos, acredita que o glitter consegue inovar a bebida. “É divertido e destaca ainda mais sua bebida”, contou ela ao site “Munchies“.
Ela e outras cervejeiras companheiras dizem que a invenção é boa porque tira o esteriótipo de que cervejas são algo “masculino”. Mesmo assim, elas garantem que não é algo exclusivamente direcionado para o público feminino. “Até mesmo homens curtem a cerveja de glitter”, afirma DeAnda.

Apesar de ter causado controvérsia entre alguns cervejeiros mais puristas, as produtoras garantem que o glitter não altera o gosto da cerveja. Além disso, elas também dizem que o produto não faz mal ao meio ambiente. Como o glitter é comestível, as cervejeiras explicam que ele dissolve após algum tempo.
Para a maioria delas, na verdade, o glitter é um grande chamariz e chama a atenção de novos clientes. “As pessoas compram usando os olhos. O consumo não está apenas no paladar”, diz ela.
Segundo DeAnda, quando ela leva o produto para festivais de cerveja é que ela percebe o verdadeiro potencial que ele tem. “Em vez de apenas beberem e irem embora, com o glitter na bebida as pessoas ficam admiradas, tiram fotos, chamam os amigos… é incrível.”